foto: freepik
A alta nos casos de Covid-19 em Belo Horizonte acendeu um alerta para a transmissão do vírus durante os próximos meses de inverno. Nos últimos 12 meses, o número de diagnósticos aumentou em 72%, e as mortes subiram 45%. De acordo com a última atualização da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), de janeiro até quarta-feira, 19 de junho, foram confirmados 7.885 casos de Covid-19 e 80 mortes na capital. No mesmo período do ano passado, eram 4.594 diagnósticos e 55 mortes.
O aumento dos casos é atribuído à alta transmissibilidade da variante Ômicron XBB.1.5 e à baixa adesão da população às formas de prevenção, especialmente a vacinação. “Já é inadmissível que tenham morrido 80 pessoas em BH desde o início do ano por causa da Covid-19. Com o inverno, mesmo que ele não seja tão frio quanto o esperado, a transmissão de doenças respiratórias é facilitada. Então, o recomendado é buscar se vacinar e, em casos de risco, pegar a medicação no SUS. Esses números não precisam piorar”, alerta o médico infectologista Unaí Tupinambás.
Segundo o médico Adelino Melo Freire, coordenador de Controle de Infecção Hospitalar na Unimed-BH, o inverno é um período crítico para quem tem predisposição a problemas respiratórios ou pertence ao grupo de risco da Covid-19. “A Covid não tem uma sazonalidade estipulada. Mas, sem dúvida, em temperaturas mais frias, com o tempo seco, o risco de contágio é maior. Vai ser preciso um reforço nos cuidados, que já são amplamente conhecidos: usar máscara e não sair em caso de sintomas, evitar locais fechados, sem circulação de ar; não ignorar a testagem, por exemplo”, explica Freire.
Formas de Prevenção contra a Covid-19:
- **Vacinação:** Atualizar o esquema vacinal conforme as indicações para cada faixa etária e grupo prioritário.
- **Higiene das Mãos:** Lavar as mãos com água e sabão por 40 a 60 segundos ou usar álcool em gel 70% por 20 a 30 segundos.
- **Etiqueta Respiratória:** Ao espirrar ou tossir, cobrir nariz e boca com o braço ou lenço descartável.
- **Não Tocar no Rosto:** Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos.
- **Objetos Pessoais:** Não compartilhar talheres, toalhas, pratos e copos.
- **Ambientes:** Evitar aglomerações e locais fechados, mantendo os ambientes bem ventilados.
- **Máscara:** Usar máscara em caso de sintomas.
Requisitos para vacinação:
- **Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.**
- **Grupos prioritários:** Uma dose do novo imunizante por ano.
- **Pessoas com mais de 60 anos, imunocomprometidas e gestantes/puérperas:** Uma dose a cada seis meses.
- **Documentos necessários:** Documento de identificação com foto, certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 21/06/2024 - 18:20