Foto: Freepik
Neste sábado, dia 15, é celebrado o dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa. Neste mês, chamado de “Junho Violeta”, várias ações marcam a data. Em Lafaiete, a Polícia Militar está engajada na campanha. Na terça, dia 18, será realizado um evento, a partir das 8h, na praça da igreja de São João. Segundo a PM, a conscientização é fundamental. Um dos canais de comunicação e denúncia é o Disque 100, que é destinado a receber demandas relativas a violações de direitos humanos, especialmente as que atingem populações em situação de vulnerabilidade social.
A campanha, lançada no dia 10, deve estender-se até o dia 11 de julho, e inclui uma a Operação Virtude, uma ação integrada de combate à violência contra a pessoa idosa. Quanto ao crime de negligência, trata-se da recusa ou omissão de cuidados. Já o abandono é uma forma de violência que se manifesta pela ausência de amparo ou assistência pelos responsáveis em cumprir seus deveres de prestarem cuidado a uma pessoa idosa.
Além dessas, os idosos estão suscetíveis a outros tipos de violência, como a sexual, a institucional (exercida dentro do ambiente institucional público ou privado) e também aos comportamentos discriminatórios, ofensivos e desrespeitosos em relação à condição física característica da pessoa idosa, com desvalorização e inferiorização. O abuso financeiro também pode ocorrer, até mesmo por parte de familiares. Além do Disque 100, o telefone 190, da Polícia Militar, também pode ser utilizado como canal de denúncia e solicitação da presença policial.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 15/06/2024 - 07:20