Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 17° Agora: 18° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Comunidade


Nova carteira de identidade gera corrida à Câmara de Lafaiete

Responsável pela emissão do documento, legislativo explica que demanda em Lafaiete é imensa



foto: arquivo jornal CORREIO


A Câmara de Lafaiete lembra que o agendamento pela internet é a forma mais transparente e democrática

A população vem encontrando dificuldades para obtenção da Carteira Nacional de Identidade. Em Minas Gerais, sua emissão teve início em 27 de dezembro de 2023, gerando uma corrida aos postos de atendimento. De acordo com a Câmara Municipal de Lafaiete, existe uma demanda pelo documento que vai muito além da capacidade de atendimento de todos os postos, inclusive, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o Legislativo, em nossa cidade, o atendimento no CAC, a unidade que emite a carteira, também ficou comprometido. Vale lembrar que o posto atende toda a região, incluindo Congonhas, Ouro Branco, Itaverava, Carandaí, Cristiano Otoni e Queluzito: “Trata-se de uma população total de quase 260 mil pessoas. Sozinho, o CAC não tem capacidade para suprir toda essa demanda”, frisou.

Diante desse quadro, a Câmara Municipal vem desenvolvendo ações para elevar o número de emissões diárias do documento. Entre as medidas adotadas, estão: nomeação de novos servidores, após aprovação em concurso público; aquisição de mais dois kits de identificação utilizados para a confecção da nova Carteira de Identidade Nacional, além dos dois kits que já vinham sendo utilizados e que foram fornecidos pelo Estado; solicitação para que mais servidores da Câmara sejam capacitados para confeccionar o documento, o que está sendo aguardado desde o último semestre de 2023”, citou.

Diariamente, são disponibilizadas, em média, 64 vagas para atendimento na Câmara de Lafaiete. De acordo com o Legislativo, as dificuldades de agendamento poderiam ser minimizadas com a instalação de uma UAI em nosso município, como as unidades que existem em BH: “Sem medidas como essa, temos de conviver com o inchaço nos serviços. O CAC realiza um trabalho que deveria restringir-se a suplementar as ações do Estado de Minas Gerais. Entretanto, acabou se tornando o principal ponto emissor do documento de toda essa região”, explicou.

A Câmara de Lafaiete lembra que o agendamento pela internet é a forma mais transparente e democrática, para que as vagas sejam disponibilizadas. Trata-se de um procedimento gratuito, disponível no aplicativo MG APP ou no site Cidadão MG. Basta obter o login e senha na plataforma GOV.BR e usá-los nos canais de atendimento. As vagas são agendadas em um dia e o atendimento é feito no dia seguinte, sendo liberadas nos dias úteis, às 10h da manhã.

O processo atende a uma ordem de acesso, com exceção das vagas que são reservadas por lei: 10% para idosos e pessoas com deficiência, bem como as vagas que são solicitadas via ofício, por entidades de assistência social.

Diante da situação, o Legislativo Municipal orienta: “Verifique se seu documento antigo ainda é válido, se não está danificado, e se a foto permite ainda a identificação, pois a carteira antiga tem validade até fevereiro de 2032. Os cidadãos não são obrigados a trocar o documento agora. Não haverá perda da gratuita, desde que seja a primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional. Por fim, nunca compartilhe seus dados com terceiros”, ressalta.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 02/06/2024 - 19:20


Comente esta Notícia