foto: arquivo jornal CORREIO
As eleições para a Câmara Municipal de Lafaiete devem ter 21,5 candidatos por vaga.
As eleições municipais de 6 de outubro de 2024 devem ter cerca de 280 candidatos a vereador, segundo levantamento feito pelo Jornal CORREIO e portal de notícias CORREIO Online junto aos prefeitáveis e dirigentes partidários. Isso dá uma média de 21,5 candidatos por vaga, levando em contas as 13 cadeiras da Egrégia Municipal.
De acordo com o estudo, 21 legendas estão aptas a concorrerem o pleito eleitoral e desse total, pelo menos 16 concentram-se em dois grupos políticos locais, do ex-deputado Glaycon Franco e do atual prefeito Mário Marcus, que romperam relações este ano e estão em lados apostos no atual momento político.
O ex-deputado Glaycon trabalha na articulação de um grupo político, que tem, entre outros, os ex-prefeitos Júlio Barros e Ivar Cerqueira, além da família Laporte, representada pelo vereador Giuseppe, e também pelo odontólogo Haraken Franco. Fazem parte do Grupão, os partidos PV, União Brasil, PDT, Rede, Mobiliza, DC, Podemos, Rede e Psol.
Já o grupo do prefeito Mário Marcus, que tem como pré-candidato definido o jovem Leandro Chagas, possui o comando de sete siglas partidárias, a saber: PRB, PRTB, PL, PSD, Novo, PP e Avante, todas aptas a concorrerem completas no dia 6 de outubro.
Além dos dois grupos já citados, as eleições municipais de Lafaiete vão contar também com o PT de Zilda Helena, o Solidariedade e o Agir de Neuza Mapa, o MDB do ex-vice-prefeito Darci Tavares e o Republicanos do atual vice, Marco Antônio Reis Carvalho. Como cada sigla pode ter 14 candidatos, chega-se, portanto, a um número aproximado de 280 postulantes ao cargo de vereador na cidade, uma das mais altas médias proporcionais do estado.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 24/05/2024 - 19:20