Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 17° Agora: 17° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Comunidade


CDL Lafaiete marca presença no 1º Fórum de Inclusão e Acessibilidade

Objetivo do Fórum é promover a conscientização e participação de todos em relação à acessibilidade, informando sobre direitos e deveres previstos em lei.



Foto: divulgação


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete – CDLCL foi uma das apoiadoras do 1º Fórum de Inclusão e Acessibilidade, promovido pela Prefeitura Municipal sob a gestão da Adesiap Minas. O encontro aconteceu nos dias 15 e 16 de maio, no auditório da Unipac – Conselheiro Lafaiete.

O evento reuniu representantes do Município, Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), empresários, profissionais da construção civil e entidades.

Conscientizar empresários, agentes públicos, estudantes e profissionais de diversas áreas sobre a importância da acessibilidade; capacitar os participantes para a implementação de ajustes aos estabelecimentos; fornecer orientações para alcançar o desenvolvimento urbano sustentável; engajar os participantes na busca por soluções viáveis que conciliem as necessidades de acessibilidade com a viabilidade econômica dos negócios; proporcionar acesso às informações pertinentes sobre a legislação de acessibilidade e esclarecer dúvidas, visando a colaboração com o poder público na elaboração de planos para adequações necessárias e promover a inclusão e acessibilidade arquitetônica foram os objetivos do Fórum.

Para o presidente da CDLCL, Edvaldo José Thereza, o Fórum é um marco importante para a cidade, é um espaço para promover a conscientização sobre acessibilidade e a inclusão.  “As condições geográficas da cidade de Conselheiro Lafaiete não favorecem a acessibilidade, pois muitos estabelecimentos comerciais estão localizados em morros, dificultando o acesso. Temos consciência de que é necessário buscar soluções de adequação à legislação vigente para atenderem às necessidades das pessoas com deficiência para que nossa cidade seja inclusiva”, destacou.

Além da CDLCL, o 1º Fórum de Inclusão e Acessibilidade teve apoio do  Ministério Público (MPMG), Defensoria Pública (DPMG), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MG), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MG), Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Associação de Mães Unidas pela Luta da Deficiência (AMUPD-CL), Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/Conselheiro Lafaiete), Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Conselheiro Lafaiete (ACIAS) e Sindicato do Comércio (Sindicomércio) de Conselheiro Lafaiete.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 17/05/2024 - 18:20


Comente esta Notícia