Foto: Terezinha Cândida
A Prefeitura de Congonhas deu início, na sexta-feira, dia 3,à distribuição de kits de higiene bucal para gestantes que estão em acompanhamento nos serviços odontológicos do município. Segundo a secretaria de Saúde, a expectativa é fornecer cerca de 700 kits por ano para as mães que concluem o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde de Congonhas.
"A gestação é um período de grande mudança hormonal, o que pode resultar em problemas como a gengivite gravídica, podendo levar a partos prematuros. Por isso, é fundamental o acompanhamento da saúde bucal das gestantes, e com esses kits, conseguimos favorecer ainda mais para que esse tipo de situação não afete a saúde do bebê no futuro", comenta a gerente regional de Atenção Básica, Priscilla Ferreira.
Representando todas as gestantes da cidade, Miriam da Cruz, moradora do bairro Grand Park, recebeu simbolicamente o primeiro kit gestante/bebê. O kit contém uma nécessaire com escova de dentes, creme dental, toalha de boca, babador, dedeira para higiene bucal do bebê e ainda uma caixinha para guardar os dentinhos de leite das crianças, estimulando o cuidado com a saúde bucal desde a primeira infância. "Acho essa iniciativa muito boa, tendo em vista que muitas grávidas nem sempre fazem os tratamentos corretos ou até mesmo não procuram o dentista, e isso é um incentivo para todas elas. Além disso, poder guardar os dentinhos da minha filha Raissa será como guardar um tesouro", destaca.
Congonhas realiza, em média, mais de 80 mil consultas odontológicas por ano em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. A distribuição dos kits de saúde bucal para as gestantes pode elevar os indicadores de pré-natal odontológico do município dentro do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde. Indicadores mais elevados podem garantir mais repasses do Governo Federal para o serviço de Atenção Básica de Saúde do município.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 05/05/2024 - 17:30