Foto: arquivo jornal CORREIO
Na tarde desta quinta-feira, 11 de abril, o Consórcio Infraestrutura MG, da EPR, emergiu como vencedor do leilão da BR-040, o trecho crucial que conecta Belo Horizonte a Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Com um desconto de 11,21% sobre o valor da tarifa, o consórcio superou suas concorrentes na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), garantindo o gerenciamento da rodovia pelos próximos 30 anos.
José Carlos Cassaniga, representante da EPR no leilão, expressou sua satisfação com o resultado, destacando a preparação do consórcio para a implementação desta nova concessionária. Ele também elogiou a colaboração do Ministério dos Transportes e do governo de Minas Gerais na estruturação desse projeto, que promete ser um marco transformador para a região.
Após a vitória no leilão, a empresa agora tem um prazo para apresentar a documentação necessária e firmar o contrato oficial com o governo federal, com a previsão de assinatura até 9 de julho.
Pedro Bruno, Secretário de Estado de Infraestrutura, celebrou o resultado do leilão, destacando a importância de garantir que os investimentos se concretizem. Ele ressaltou que a BR-040 é uma via emblemática para o estado, conectando Belo Horizonte à capital federal e ao Rio de Janeiro, e expressou sua confiança no modelo de concessão para impulsionar o desenvolvimento regional.
O trecho concedido da BR-040/MG abrange 232 quilômetros e terá uma concessão de 30 anos. Durante esse período, espera-se que o consórcio vencedor invista cerca de R$ 8,7 bilhões em novas obras e serviços para melhorar os padrões operacionais e de segurança da rodovia, beneficiando milhares de motoristas que transitam pela região.
O início desta nova concessão marca um passo importante na solução para o trecho que atualmente está em processo de relicitação sob administração da Via 040. Desde 2017, a rodovia tem sido alvo de incertezas devido ao pedido de "rescisão amigável" do contrato pela concessionária Invepar, dona da Via 040, alegando redução no volume de tráfego e dificuldades em obter licenças para as obras exigidas em contrato.
O processo de relicitação, que se arrastou por anos, foi dividido pelo Ministério dos Transportes em três partes: o primeiro trecho, entre Juiz de Fora e Belo Horizonte; o segundo entre Belo Horizonte e Cristalina (GO); e o último entre Cristalina e Brasília. Esta nova concessão representa um novo capítulo na busca por soluções duradouras e eficazes para a infraestrutura rodoviária de Minas Gerais.
fonte: Itatiaia
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Postado por Nathália Coelho, no dia 11/04/2024 - 15:23