Foto: Fábio Marchetto
A luta contra a dengue recebeu um importante reforço em Minas Gerais. Na quinta-feira,dia 4, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) anunciou a chegada de 37.924 doses da vacina contra a doença. O objetivo é expandir a vacinação para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos em todo o estado.
As vacinas já estão em processo de distribuição para as Microrregiões de Saúde de Betim, Uberaba e Uberlândia/Araguari. Essa distribuição segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, em conformidade com recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e da Organização Mundial de Saúde. Esses critérios incluem a presença de pelo menos um município de grande porte, alta transmissão de dengue registrada no último período sazonal e maior predominância do sorotipo DENV-2.
Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, ressaltou a importância da rápida distribuição das doses, afirmando que os municípios já estão recebendo as vacinas e devem iniciar a imunização o mais breve possível. Estratégias como a abertura das salas de vacinação aos finais de semana e feriados são encorajadas para garantir que os pais e responsáveis possam levar seus filhos para se vacinar.
Desde a chegada da primeira remessa das vacinas, em 22 de fevereiro de 2024, com 78.790 doses, a vacinação tem avançado em Minas Gerais. Até o momento, de acordo com o Painel de Vacinação do Calendário Nacional do Ministério da Saúde, foram aplicadas 50.426 doses, correspondendo a 64,01% do total recebido.
Na primeira remessa, 22 municípios foram contemplados, abrangendo microrregiões de Belo Horizonte/Nova Lima/Santa Luzia, Coronel Fabriciano/Timóteo e Itabira. O número estimado de crianças de 10 a 14 anos nessas áreas é de 330.162, com uma meta de vacinação de pelo menos 90% desse público.
Prosdocimi enfatizou que a vacinação é fundamental para reduzir os casos graves e óbitos por dengue, destacando a eficácia e segurança da vacina. As novas doses têm validade até 20 de janeiro de 2025, e qualquer risco de perda devido ao vencimento da validade será comunicado ao Ministério da Saúde para a adoção de novas estratégias.
A operacionalização da vacinação é de responsabilidade dos municípios, que devem adotar medidas estratégicas para aumentar a adesão da população-alvo. A SES-MG recomenda a divulgação da importância da vacinação, garantia de profissionais qualificados e funcionamento das salas de vacina durante todo o horário de expediente das unidades de saúde, inclusive nos finais de semana e durante o horário de almoço.
Com essas ações coordenadas, Minas Gerais reforça seu compromisso em combater a dengue e proteger a saúde de sua população, principalmente dos grupos mais vulneráveis, como crianças e adolescentes.
Fonte: Agência Minas
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 05/04/2024 - 07:30