foto: iStock
O desenvolvimento da tecnologia tem atingido níveis que vem surpreendendo a todos, tanto empresas que as criam quanto consumidores que usufruem. E a presença dela no dia a dia deixou de ser uma utopia para se transformar em algo, de fato, concreto.
Nesse sentido, a realidade aumentada, juntamente da virtual, são as que mais se destacaram. Com sua presença massiva em videogames, ela também é encontrada em outros meios. Mas é na hora de matar um zumbi, em uma situação completamente imersiva, que ela tem moldando os futuros jogos que vão ser lançados.
Diferença entre as realidades
Para quem acha que as duas são a mesma coisa, há uma diferença. A RA (Realidade Aumentada) é a junção do ambiente real com o digital. Pokemon GO é um ótimo exemplo, porque o jogador vai até um ponto específico na vida real para usar um aparelho eletrônico para acessar o digital.
Já a RV (Realidade Virtual) necessita de equipamentos únicos, e todo o mundo explorado é com base em um espaço virtual. A pessoa visualiza e interage com todos os objetos do game, controlando, em algumas situações, o ambiente também.
Papel da Inteligência Artificial
Só que existe um detalhe que faz total diferença. Os jogos criados precisam de uma programação bem detalhada, com sistemas adaptativos e dinâmicos. E isso só é possível graças à Inteligência Artificial (IA) que já está presente na vida de muita gente, mesmo sem a pessoa saber.
Essa situação inclusive pode ser chamada de “o novo mundo”. Afinal de contas, será cada vez mais comum ver a indústria de games focando na criação de jogos para gerar uma variedade para os consumidores que desejam usar RA ou RV.
Tendência para os próximos anos
Uma pesquisa da Forbes já apontou, inclusive, que as tendências não são apenas novos títulos. Mas o objetivo é fazer remakes de grandes sucessos, adaptando ao poder tecnológico que se encontra nos dias de hoje.
Fato é que o avanço dessas tecnologias não cria apenas uma nova experiência de jogo, que tende a encantar os jogadores. Isso também gera novas possibilidades de estímulos para a inovação, personalização e colaboração global.
E é claro que isso envolve profissionais de diversos segmentos, desde profissionais que fizeram curso de TI, passando por programadores e chegando até mesmo nos próprios empresários. Tudo para criar, cada vez mais, algo revolucionário. Há muitos capítulos interessantes que estão por vir…
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 04/04/2024 - 17:20