Arquivo Jornal CORREIO/Divulgação
A situação do asilo Dr. Carlos Romeiro será discutida em uma audiência pública, na quarta-feira, 13 de março. A sessão ocorrerá às 18h30, na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, e também poderá ser acompanhada pelo Youtube, no canal https://www.youtube.com/@camaralafaiete. A iniciativa foi proposta pelo vereador Sandro José (PROS). De acordo com o parlamentar, a participação popular é fundamental: “nosso objetivo é fomentar a discussão sobre a situação atual do asilo, concentrando a atenção de todos nos direitos dos idosos e na importância de cuidarmos deles de maneira digna. Convidamos todos a participar, para que, juntos, possamos compreender o atual panorama, que ameaça a manutenção do Carlos Romeiro, buscando soluções que atendam aos idosos que lá residem. Muitos correm o risco de serem realocados para abrigos distantes de Lafaiete, o que implica um processo de readaptação que, devido à debilidade da saúde física e mental, pode ser bastante doloroso”, explica.
Além da participação popular, espera-se o comparecimento de representantes de diversas entidades, como as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Desenvolvimento Social (Família Acolhedora), Conselhos Municipais de Saúde e de Assistência Social, Conselho do Idoso e Central da Solidariedade, entre outras.
O asilo Dr. Carlos Romeiro, localizado na rua dos Vicentinos, 33, no bairro Queluz, foi fundado em dezembro de 1976 e é vinculado à Sociedade de São Vicente de Paulo, ao Conselho Metropolitano de Ouro Preto e ao Conselho Central Imaculada Conceição de Conselheiro Lafaiete. Trata-se de uma instituição de longa permanência para idosos, abrigando dezenas de residentes, que se encontravam em situação de vulnerabilidade social e/ou psicológica. No asilo, os idosos recebem assistência e cuidados em tempo integral. A instituição é filantrópica, sem fins lucrativos, e conta com a colaboração de voluntários, de empresas e da população em geral.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Jornal Correio, no dia 13/03/2024 - 09:01