Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 24° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,807 Euro agora: R$ 6,035
Região


Empresas de mineração e autoridades municipais se unem para desenvolver alternativa viária sustentável em OB



foto: prefeitura de Ouro Branco


Representantes das principais empresas de mineração da região, incluindo Gerdau, CDA (Grupo Avante), LGA Mineração, Minas Mineração, ADESIAP-OB, MMLOG, Infraplan, juntamente com o Prefeito Hélio Campos e o Secretário de Meio Ambiente Neilor Aarão, se reuniram no dia 28 de fevereiro na prefeitura de Ouro Branco em um esforço colaborativo para alinhar uma proposta de estudo de viabilidade viária para o transporte de minério.

A iniciativa, discutida desde 2002, tem como objetivo criar uma rede alternativa de transporte para os planos de expansão das empresas mineradoras na região do Alto Paraopeba e Inconfidentes, sem afetar as rodovias públicas, como a MG030, MG443, MG356, MG129 e a BR040.

O estudo propõe a integração dessa alternativa com a "Rodovia do Minério", que ligará a região até próximo a Belo Horizonte, reduzindo significativamente o fluxo de carretas nas rodovias públicas, especialmente na BR040. O prazo estabelecido para a conclusão da proposta é de até 90 dias, com total apoio dos participantes, inclusive para o financiamento.

O produto final dos estudos será apresentado às Prefeituras da região, ao Governo do Estado de Minas Gerais e ao Ministério Público Estadual, e visa servir como um plano orientador para a elaboração da infraestrutura viária da "Rodovia do Minério", podendo estabelecer parcerias público-privadas entre as empresas mineradoras, o município e o governo estadual.

Durante a reunião, o Prefeito Hélio Campos ressaltou a importância da integração das empresas no desenvolvimento do projeto, destacando que isso reduzirá os custos e promoverá o desenvolvimento sustentável na região.

O Secretário de Meio Ambiente, Neylor Aarão, enfatizou a necessidade da construção compartilhada de alternativas, considerando os interesses individuais das empresas em seus projetos de expansão, juntamente com o interesse público. Ele destacou que a elaboração dos estudos contará com sistemas americanos de informação e geração de dados, além de uma equipe técnica altamente qualificada.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 03/03/2024 - 14:20


Comente esta Notícia