Foto: divulgação
Montar uma lancheira saudável é fundamental não só no primeiro dia, mas em toda a rotina escolar. Pensando nisso, a nutricionista Graziele Mendes reuniu algumas dicas para facilitar essa tarefa e garantir refeições equilibradas para os pequenos:
“É preciso seletividade ao elaborar o cardápio. O excesso de carboidrato, por exemplo, pode prover agitação e dificultar o aprendizado, pois a concentração torna-se debilitada com a necessidade de gastar energia. Alimentos que contêm corante, como: embutidos, refrigerantes, balas, doces, salgadinhos, sorvetes, sucos artificiais e gelatinas, podem causar alergias, rinite, hiperatividade, urticaria, irritação da mucosa, alergias, constrição, tumores e hipersensibilidade”, explica a nutricionista.
Ainda segundo Graziele, para elaborar uma lancheira saudável para seus filhos, é aconselhável implementar esse hábito antes da volta às aulas, educando o paladar da criança. Isso também gera segurança, tranquilidade, motivação e interesse para querer ingerir esses alimentos em qualquer local.
“É certo que os alimentos industrializados trazem mais praticidade, cabe ressaltar que eles não são proibidos, porém é preciso cautela em sua escolha, ler os rótulos e optar por produtos com baixo carboidrato, açúcar, gordura. Quanto mais ingredientes o produto obter mais artificial ele é. Os primeiros ingredientes que constam na lista são os mais concentrados, por isso, evite alimentos em que os primeiros ingredientes são açúcar, gordura, sódio”, orienta
Confira algumas receitas
Sanduíche natural
Ingredientes: 2 pacotes de pão de fôrma integral (400g cada); 3 tomates em rodelas; 1/2 maço de alface lavado; 3 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado; 1 e 1/2 xícara (chá) de maionese light; 1 lata de milho verde escorrido, 2 cenouras raladas; 1 beterraba ralada; sal e cheiro-verde picado a gosto. Modo de preparo: Para o recheio, misture bem todos os ingredientes e reserve. Faça cada sanduíche utilizando a fatia de pão, um pouco do recheio, fatias de tomate e folhas de alface, mais uma fatia de pão, mais uma camada de recheio de tomate e de alface e termine com pão. Depois, repita o procedimento fazendo o restante dos sanduíches. Corte na diagonal e embrulhe em plástico filme. Por fim, leve à geladeira até o momento de servir.
Muffin integral de maçã
Ingredientes: 1 xícara de chá de farinha de aveia; 1 xícara de chá de farinha de trigo; 1 xícara de chá de maçã picadinha; 2 colheres de sopa de óleo de coco ou manteiga; 1 colher de sopa de fermento em pó; 200 ml de leite integral ou vegetal; 2 ovos. Modo de preparo: Em uma tigela, misture bem a farinha de aveia, a farinha de trigo, a manteiga ou óleo de coco, o leite e os ovos. Acrescente o fermento e misture novamente. Adicione a maçã picada para finalizar. Despeje a massa em forminhas de cupcake e leve para assar por cerca de 20 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus.
“Temos o hábito de ofertar alimento acompanhado de um líquido geralmente suco, entretanto o suco de frutas não é a melhor forma de consumo, uma vez que se perde fibras e diminui o nutriente. Portanto se quer ofertar uma bebida prefira água ou água de coco e leve a fruta para enriquecer o lanche do seu filho, sempre intercalando os tipos de fruta para assegurar a oferta de nutrientes. Ah! Também são bem-vindos: pipoca de panela e iogurte natural”, finaliza.
Graziele Mendes
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
[email protected]
(31) 99880-2324
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 26/02/2024 - 19:20