Foto: Corpo de Bombeiros
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promoveu uma mobilização em todo o estado para orientar e conscientizar a população sobre como manter ambientes livres de focos do Aedes aegypti.
Nesse sábado, dia 24, o movimento “Minas Unida no Combate ao Mosquito” engajou 520 municípios em uma série de ações em que prefeituras promoveram blitz educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e locais de grande circulação, entrega de material informativo, palestras e rodas de conversa.
As secretarias municipais de Saúde também desempenharam um papel fundamental, organizando mutirões comunitários para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essas iniciativas envolveram a retirada de recipientes propensos à acumulação de água e visitas domiciliares para orientar os moradores sobre sua responsabilidade diária no combate à dengue, zika e chikungunya.
Nas cidades de Lafaiete, Congonhas e Barbacena, as equipes contaram com o apoio dos militares do Corpo de Bombeiros.
Lafaiete
Durante a ação foi realizado um mutirão de limpeza para eliminar focos do mosquito transmissor da doença no bairro São João, em um lote na rua Maria Duarte Castanheira, e arredores do bairro, coletando materiais e descartáveis que poderiam gerar o acúmulo de água e servir de reservatório para proliferação do mosquito. Atuaram no dia D, além dos bombeiros, em Lafaiete, equipe do setor de combate à endemias, Localix, integrantes do sistema APAC e Polícia Militar.
A ação de sábado, dia 24, se estendeu das 7h até as 13h, mas os trabalhos irão continuar nos próximos dias, no objetivo de maximizar os resultados e gerar mais segurança para a população.
Congonhas
Em Congonhas, os militares atuaram no bairro Jardim Profeta. Foi realizado um mutirão de limpeza no bairro e repassadas aos moradores dicas e orientações de combate ao mosquito transmissor. Cerca de 40 agentes de saúde estiveram envolvidos na ação.
Barbacena
A equipe composta por agentes da secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, percorreu as ruas do bairro João Paulo II. A atuação da guarnição de bombeiros empenhada, foi auxiliar os agentes sanitários nos locais de difícil acesso e realizar a colocação de telas nas caixas d'água previamente mapeadas. Os demais removeram entulhos, coletaram materiais descartáveis, que poderiam gerar o acúmulo de água, além de orientarem os moradores quanto às medidas a serem tomadas para se evitar a proliferação do mosquito.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 25/02/2024 - 09:30