Fotos: PMCL
A Prefeitura de Lafaiete está atuando no enfrentamento à epidemia de Dengue, com a realização de ações e ampliação dos serviços de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou um planejamento para que fosse possível atender a população de forma mais ágil e eficaz. Para tanto, capacitou as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) dos postos de saúde dos bairros para oferecer os primeiros atendimentos, sendo a porta de entrada para o serviço de saúde.
Foram criadas três unidades sentinelas preparadas para atender os pacientes que necessitam de observação e soroterapia. Elas estão instaladas na Unidades Básicas de Saúde dos bairros Cachoeira, Belavinha e no Posto de Saúde São João 1, ao lado do posto de coleta de sangue.
Foi aberta a ala 2, da Policlínica Municipal, espaço específico para o atendimento às pessoas com sintomas da doença, com o objetivo de agilizar o atendimento.
A prefeitura publicou na quinta-feira, dia 22, um edital para contratação de 80 profissionais de saúde, médicos plantonistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de fevereiro de 2024 no endereço eletrônico conselheirolafaiete.mg.gov.br/v1/processo-seletivo-e-editais/.
Em outra frente à Secretaria de Obras, por meio do Departamento de Meio Ambiente, está realizando inúmeras fiscalizações em lotes, sendo notificados cerca de 50 lotes por dia. Além disso, as equipes de capina e limpeza estão atuando diariamente em diversos bairros e seguem programação para inspeção e limpeza dos lotes pertencentes ao município.
Na sexta-feira, dia 23, o setor de combate às endemias, Polícia Militar, Guarda Municipal e Empresa Localix realizaram em conjunto, ingressos forçados a imóveis fechados que oferecem risco à saúde da população.
Neste sábado, dia 24, acontecerá o Dia D de Mobilização e Enfrentamento à Dengue, com a realização do mutirão de limpeza para eliminar focos de Aedes Aegypti, no bairro São João.
O prefeito Mário Marcus ressalta, que a administração municipal está se empenhando para minimizar os efeitos desta epidemia e que todos os recursos possíveis serão utilizados para que a saúde da população seja preservada.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 24/02/2024 - 11:30