Foto: divulgação - Neuza Mapa ainda não exerceu cargos eletivos, mas afirma ter a política no sangue
Filha de um ex-vereador, eleito por cinco mandatos em Itaverava, Neuza Mapa ainda não exerceu cargos eletivos, mas afirma ter a política no sangue. Formada em Matemática, Física, Administração Pública e Ciências Políticas, a pré-candidata coloca seu nome, mais uma vez, à disposição do seu partido, com vistas a disputar, pela segunda vez, a cadeira mais cobiçada da administração pública municipal:
“O cenário catastrófico da cidade reflete a falta de planejamento e comprometimento da Administração. Mudanças urgentes são necessárias, incluindo uma visão mais humana e sensível. Nossa amada cidade sempre foi governada por homens e muitos erros se repetiram. É hora de destacar o olhar mais humano, sensível, acolhedor e, sobretudo, a força da mulher lafaietense. Podemos criar uma sociedade justa, sem preconceitos ou discriminação, onde o caráter e ética são valorizados”, afirma.
Sua trajetória política teve início, de forma mais efetiva, em 2016, quando disputou a prefeitura de Itaverava. Até então, ela havia acompanhado a trajetória do pai e apoiado algumas candidaturas: “Em 2018, concorri a deputada estadual e, em 2020, à prefeitura de Conselheiro Lafaiete, enfrentando desafios e abrindo novas oportunidades. Embora não tenha sido eleita em nenhuma dessas ocasiões, considero-me vitoriosa pela experiência e capital político adquiridos. Agora, mais preparada, com propósitos claros, conhecimento e fé, estou pronta para mais uma disputa pela vaga de prefeita, confiante na minha capacidade e no apoio divino”, avalia.
Propostas – seu plano de trabalho e governo abrange todas as áreas de competência, fruto de um estudo abrangente dos setores sociais. “Se eleita, iremos valorizar os servidores com investimentos em qualificação e melhorias nas condições de trabalho, incluindo um plano de cargos e salários e medidas contra assédio moral. Na educação, garantiremos o pagamento do piso nacional, revisão das cargas horárias e melhoria das condições nas escolas, com projetos de acessibilidade e aulas especializadas. Na saúde, fortaleceremos a farmácia básica, reduziremos os tempos de espera por atendimento e investiremos em infraestrutura, salários e prevenção”, lista.
Suas propostas incluem, ainda, um olhar para o desenvolvimento humano, segurança e até embelezamento da cidade: “Vamos ampliar o atendimento pelos Cras, fortaleceremos o Creas e a rede de proteção à mulher e criança. Na segurança, vamos retomar forças-tarefa e buscar mais investimentos do Estado”, cita.
A atual administração não passa no crivo da pré-candidata: “Observamos uma desídia governamental em todas as áreas. É preciso ter um olhar mais atento para a periferia, valorizando os bairros mais distantes e fortalecendo a união entre prefeitura e associações de bairros, fundamentais para ouvir os anseios e necessidades dos cidadãos. Também é necessário manter e concluir obras inacabadas, além de mudar a filosofia na escolha do secretariado, priorizando pessoas diplomáticas e sensíveis às demandas dos servidores e cidadãos. A mudança básica será na filosofia de trabalho, com constante avaliação e cobrança de visita constante das unidades pelos secretários para promover debates e união entre os setores”, afirma.
Para a pré-candidata, os principais gargalos na administração municipal incluem a falta de planejamento, evidenciada pela falta de rota alternativa em obras, resultando em trânsito lento e caótico. “Diante de um cenário político, eu me vejo em um excelente momento para disputar a cadeira de prefeita desta cidade. E irei fazê-lo com resiliência, coragem e determinação, pois nunca tivemos uma mulher na administração municipal. Em minha trajetória de vida, nas minhas profissões, sempre busquei me destacar com o melhor resultado e como prefeita não será diferente”, conclui.
Sobre Neuza Mapa: formada em 4 áreas acadêmicas superiores (Matemática, Física, Administração Pública e Ciências Políticas), Neuza Mapa é pós-graduada em Metodologia da Matemática e cursa mestrado em Ciências Políticas pela Funiber, da Espanha. Ela se declara como apaixonada por motos e veículos maiores, tem CNH categorias AD profissional remunerada e é mãe de Leandra e Leonardo.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 18/02/2024 - 12:20