Foto: Divulgação
Sebastião Alves de Souza Júnior (diretor-presidente), Márcio Lopes de Freitas (presidente do Sistema OCB) e Nilson Albuquerque Júnior (diretor Administrativo e Financeiro)
A Unimed CL é destaque nacional. A cooperativa acaba de receber o Prêmio Somoscoop Excelência em Gestão na categoria Ouro - Nível Primeiros Passos. O reconhecimento foi concedido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), após a Unimed CL ter atendido a 23 requisitos relacionados ao índice Sescoop de Governança e a 46 relacionados ao índice Sescoop de Gestão. Atualmente, a Unimed CL possui 37.746 clientes locais e atende também, pelo sistema de intercâmbio, uma média mensal de 40.000 clientes de outras Unimeds.
De acordo com a Diretoria Executiva, formada pelos médicos Sebastião Alves de Souza Júnior (diretor-presidente), Nilson Albuquerque Júnior (diretor Administrativo e Financeiro) e Jane Elizabeth Vieira da Costa Sarmento (diretora de Negócios e Saúde Integral), por se tratar de um prêmio de âmbito nacional, os critérios de qualificação exigidos pela OCB são significativamente rígidos e de difícil alcance. “São poucas as cooperativas premiadas com o grau de excelência em gestão - e ainda mais na categoria Ouro. Portanto, essa conquista reflete o compromisso da Unimed CL com as boas práticas em Governança e Gestão e o seu cuidado com a qualidade no atendimento aos cooperados, beneficiários da assistência à saúde, prestadores e demais partes interessadas”, pontuam.
Apesar da Unimed CL participar, desde 2018, do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, foi apenas em 2023 que ela se inscreveu, pela primeira vez, para concorrer ao prêmio: “Talvez o principal desafio tenha sido disseminar uma cultura corporativa em que os diretores, os cooperados e os colaboradores dialoguem e assumam compromissos, individuais e coletivos, com a qualidade da ‘entrega’ em seus diversos aspectos e níveis. A partir daí, os conceitos de governança corporativa, planejamento, colaboração, respeito, capacitação, qualidade do atendimento ao beneficiário/cliente, responsabilidade social, responsabilidade ambiental etc., são incorporados à rotina corporativa. Com certeza, o nosso esforço e compromisso neste sentido foram fundamentais para a avaliação realizada pela Auditoria Externa”, avaliam.
O plano, agora, é avançar para a próxima Categoria (de Prêmio da OCB) “Compromisso com a Excelência”, ampliando e consolidando as melhores práticas em Gestão e Governança. E isso deve ser feito não se acomodando com a premiação. “Até por uma questão de posicionamento no mercado e perante a sociedade, é essencial priorizar o planejamento e o desenvolvimento dos processos internos de gestão, com foco na governança corporativa, qualidade dos serviços, responsabilidade social e ambiental. Além disso, o planejamento estratégico da Unimed CL contempla metas alinhadas aos objetivos do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas da OCB, cujas respectivas ações vêm sendo implantadas. Acreditamos que essas iniciativas nos permitirão obter a pontuação exigida para a próxima edição do prêmio”, concluem.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 22/01/2024 - 18:29