Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 17° Agora: 18° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Saúde


Conheça as características do Aedes aegypti, o "famoso" mosquito da dengue



Foto: arquivo jornal CORREIO


 

O verão, período mais quente do ano, traz consigo não apenas dias ensolarados e calor, mas também o aumento da preocupação com a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Com menos de um centímetro de comprimento, o Aedes aegypti é facilmente reconhecido por suas listras brancas no corpo e nas patas, sendo esta a principal distinção em relação aos pernilongos comuns.

O mosquito é conhecido por circular durante todo o dia, mas sua atividade é mais intensa nos horários com temperaturas mais amenas, especialmente das 7h às 10h e das 16h às 19h. Além disso, voa baixo, picando geralmente entre os joelhos e pés.

O ciclo de vida do Aedes aegypti é dividido em quatro etapas: ovo, larva, pupa (estágio intermediário entre a larva e o adulto) e adulto. A fêmea deposita seus ovos nas bordas de recipientes com água limpa e parada, dando início a um ciclo que leva aproximadamente 48 horas até o surgimento de mosquitos adultos.

Em média, o mosquito leva 10 dias para se desenvolver e tem uma vida útil de 30 dias. Uma única fêmea pode produzir de 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo, realizando mais de três ciclos durante sua vida.

A proliferação do Aedes aegypti é acentuada durante o verão, mas é crucial manter os cuidados para eliminar criadouros durante todas as estações. Medidas preventivas simples podem fazer a diferença no controle dessa ameaça à saúde pública.

Cuidados e Prevenção:

1. Limpeza constante:Manter calhas limpas e caixas d'água bem vedadas são passos essenciais.
2. Vistoria de áreas propícias:Verificar se não há água acumulada em lajes e escovar as bordas de vasilhas de água e comida de animais são práticas recomendadas.
3. Descarte adequado:Livrar-se de lixos, entulhos e pneus nos locais apropriados contribui para a redução dos criadouros do mosquito.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 21/01/2024 - 15:20


Comente esta Notícia