Reprodução/Internet
Minas Gerais, conhecida por suas montanhas e riquezas culturais, acaba de conquistar mais um título: a melhor culinária regional do Brasil, eleita pelo renomado site "TasteAtlas", especializado em avaliações gastronômicas. A pontuação de 4,36 colocou a comida mineira no topo do ranking nacional e em uma impressionante 30ª posição mundial para 2023/2024.
O "TasteAtlas", cujas avaliações são baseadas na opinião de sua audiência, elabora anualmente uma lista com os 50 melhores produtos em diversas categorias, destacando as joias culinárias de diferentes regiões do mundo.
A gastronomia da Bahia também recebeu destaque, sendo eleita a segunda melhor do Brasil, com uma pontuação respeitável de 4,18, e ocupando a 43ª posição mundial. A primeira posição global ficou com a culinária de Campania, na Itália.
O tradicional pão de queijo mineiro, conhecido mundialmente, foi novamente celebrado, sendo eleito como a terceira melhor comida de café da manhã do mundo, em uma premiação realizada pela enciclopédia gastronômica "TasteAtlas" em abril deste ano.
Outro destaque que reafirma a qualidade dos sabores de Minas é o queijo canastra, que conquistou a sexta posição no ranking de queijos semiduros do mundo em 2023, alcançando uma pontuação notável de 4,47. No ano anterior, o queijo canastra havia alcançado a primeira posição na mesma lista.
Além das delícias gastronômicas, a capital mineira, Belo Horizonte, recebeu o reconhecimento da Unesco em 2019 como "Cidade Criativa pela Gastronomia". Essa distinção coloca Belo Horizonte ao lado de apenas 21 cidades no mundo, como Parma, na Itália, e San Antonio, nos Estados Unidos.
No Brasil, apenas quatro cidades ostentam esse prestigioso título da Unesco: Belém, Florianópolis, Paraty e Belo Horizonte. Esse reconhecimento destaca não apenas a excelência da culinária mineira, mas também o papel fundamental que a cidade desempenha no cenário gastronômico global.
Fonte: Estado de Minas
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 20/12/2023 - 18:20