foto: Ane Souz
Termina neste domingo, 24 de dezembro, a programação do Natal de Ouro Preto – Luz e História. Aberto no dia 8, o evento trouxe famílias inteiras para as ruas da cidade histórica e visitantes de várias partes do país, para acompanhar cortejos, apresentações artísticas e culturais e, também, registrar os melhores ângulos da iluminação que deu cores diferentes para ruas e praças.
Segundo o coordenador geral do evento, Gilson Fernandes Antunes Martins, o Natal de Ouro Preto – Luz e História tem demonstrando que a cidade também tem potencial para receber visitantes nas semanas que antecedem o Natal “Temos observado que, além das famílias da comunidade, que têm aproveitado muito a programação, há muitos visitantes que reservam tempo na estadia para conhecer as tradições do Natal ouropretano, para acompanhar os cortejos e levar para casa recordações como a foto com o Papai e a Mamãe Noel”, comemora.
Entre os destaques da programação, o Teatro Municipal Casa da Ópera, que foi reaberto ao público no último dia 15, vai receber o espetáculo “Baile do Menino Deus”, em duas sessões nesta sexta-feira, 22, às 19 e às 21 horas. O coordenador artístico do Natal de Ouro Preto, Leandro Borba, acredita que a volta das produções na Casa da Ópera ajuda a fortalecer o turismo cultural na cidade histórica. “As apresentações serão mais uma oportunidade para que as pessoas venham conhecer a nossa cidade”, frisa.
O último cortejo, às 10 horas do dia 24, será animado pela Sociedade Musical Bom Jesus das Flores (Banda do Alto da Cruz), que foi fundada em 1932 e vai percorrer diversas ruas da cidade. Para quem ainda não conseguiu conferir a maior árvore de Natal das cidades históricas mineiras, a iluminação será mantida até o dia 6 de janeiro, quando se celebra o Dia de Reis.
Confira a programação:
CORTEJO NATALINO
Data: 22 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Concentração no Largo do Cinema, passando pela Praça Tiradentes até Casa da Ópera
Participação dos personagens da Patrulha Canina (Chase, Skye e Marshall), elfos e da turma da Frozen (Anna, Elsa e Olaf), com a Banda de Ouro.
FEIRA DE NATAL
Data: 22 de dezembro (sexta)
Horário: 16 às 21 horas
Local: Prédio do Antigo Fórum – Praça Reinaldo Alves de Brito, 13 – Centro histórico
PROJEÇÃO MAPEADA “TEATRO MAIS ANTIGO DAS AMÉRICAS”
Data: 22 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Fachada do Teatro Municipal Casa da Ópera – Rua Brigadeiro Musqueira, 104 – Centro histórico
NATAL DA BAUXITA
Data: 22 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Praça Vereador Jorge Pedrosa
Atração: Radiant Jazz Band
ESPETÁCULO BAILE DO MENINO DEUS
Haverá intérprete de libras
Data: 22 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 19 e 21 horas (duas sessões)
Local: Casa da Ópera – Rua Brigadeiro Musqueira, 104 – Centro histórico
Atração: Casa Laboratório
FEIRA DE NATAL
Data: 23 de dezembro (sábado)
Horário: 10 às 21 horas
Local: Prédio do Antigo Fórum – Praça Reinaldo Alves de Brito, 13 – Centro histórico
Apresentação do músico Tiago Couto
PROJEÇÃO MAPEADA “FRANCISCO DE ASSIS – 800 ANOS DE PRESÉPIO”
Data: 23 de dezembro (sábado)
Horário: 20 horas
Local: Fachada da Igreja de São Francisco de Assis – Largo de Coimbra
GRUPO GAMBIARRA – Espetáculo “o procaz”
Haverá intérprete de libras
Data: 23 de dezembro (sábado)
Horário: 16 horas
Local: Casa da Ópera – Rua Brigadeiro Musqueira, 104 – Centro histórico
CORTEJO NATALINO
Data: 24 de dezembro (domingo)
Horário: 10 horas
Apresentação da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores (Banda do Alto da Cruz), saindo de sua sede situada na Rua Rezende, 108; passando pelas ruas Desidério de Matos, Padre Faria, Santa Efigênia, da Conceição, Bernardo Vasconcellos, Claudio Manoel, Praça Tiradentes, Conde Bobadela e São José, até o Largo da Alegria e depois retornado até a Praça Reinaldo Alves de Brito.
Cemig: a energia da cultura
O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (2018.13607.0617) e produção da Holofote Cultural. O projeto integra o Natal da Mineiridade, que vai celebrar Minas Gerais e suas tradições das mais variadas formas.
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
Serviço:
Natal de Ouro Preto – Luz e História
Local: Ouro Preto
Data: 8 de dezembro de 2023 a 6 de janeiro de 2024
Assessoria de Imprensa – Luciana Sampaio Moreira
Contato: (31)99952-9079 ou [email protected]
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 20/12/2023 - 11:20