Reprodução Internet
No mês em que se reforça a importância da prevenção ao câncer de próstata, as campanhas de saúde lembram aos homens que é chegada a hora de realizar os exames preventivos. Mas os cuidados podem e devem começar muito antes, com uma simples mudança de hábitos.
De acordo com a nutricionista, Ingrid Lopes, a idade, o histórico familiar, a raça, as alterações na próstata, as doenças sexualmente transmissíveis, o sedentarismo e as dietas erradas são os principais desencadeadores do cancro da próstata, doença que mais afeta os homens a partir dos 50 anos.
Alguns estudos alertam que aqueles que fazem uma dieta rica em gordura animal, principalmente carne vermelha, risco de ter a doença é maior.
“Embora o impacto possa variar de pessoa para pessoa e depender de outros fatores, como a idade, por exemplo, além da carne, podem causar o câncer, lacticínios (pois interferem na dihidroxivitamina D3, forma ativa da vitamina D, fundamental para a boa saúde da próstata) e bebidas alcoólicas (especialmente se o consumo for diário e tendente ao exagero)”, explica Ingrid. Ainda segundo a nutricionista, as gorduras saturadas, presentes nos alimentos processados, como pães industriais, bolachas, refeições já prontas, fast-food, na margarina e outros produtos à base de alimentos de origem animal são igualmente perigosos para a saúde .
Mas como toda história existe o “vilão e o mocinho” existem também os alimentos que dão saúde e que melhoram a qualidade da próstata, deixando-a protegida e livre de possíveis cancros: como o tomate, a maçã, o alperce , a ameixa, vegetais de folha verde, além do chá verde e soja fermentada.
“O café é, segundo a ciência, outro alimento a ter em conta na hora de prevenir a doença,mas também não deve exagerar por ser um estimulante.Tudo na medida e manter o equilíbrio é essencial para a prevenção de qualquer doença ou tipo de câncer”, finaliza.
Ingrid Santiago Lopes
Nutricionista funcional e preventiva
Nutricionista comportamentalAtendimento clínico e domiciliar
Agendamento pelo whatsApp (31) 998254113
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 02/11/2023 - 13:53