Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 19° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,039
Saúde


Bebê de três meses morre após consumir mistura de leite, fubá, açúcar e sal; nutricionista explica os riscos



Reprodução/Internet


 

Uma bebê de apenas três meses veio a óbito no dia 23 de outubro em Varzelândia, região Norte de Minas, devido ao consumo de leite de caixinha misturado com fubá, açúcar e sal. Segundo relatos dos pais à Polícia Militar, a criança vinha sendo alimentada com essa mistura desde os 2 meses, já que não ingeria leite materno.

Após cerca de 20 minutos de ingerir a mistura, a bebê começou a apresentar dificuldades respiratórias e foi levada às pressas para o hospital. Os médicos inicialmente suspeitaram de envenenamento e realizaram manobras de primeiros socorros, além de administração de medicação oral e intravenosa. No entanto, a bebê não resistiu e faleceu. Durante os esforços médicos, observou-se uma quantidade significativa de secreção saindo pela boca e nariz da criança, com a presença de secreção esbranquiçada e grumos após aspiração. O boletim de ocorrência indica que a família já havia sido alertada sobre os riscos de obstrução causados pelo consumo de leite de caixinha.

Nutricionista Gabrielle Navarro explica os riscos

Os bebês não nascem com o trato gastrointestinal completamente formado e por isso necessitam de uma alimentação especial para que o organismo seja capaz de absorver os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança: em geral leite materno ou fórmula infantil.

De acordo com o Guia Alimentar para crianças brasileiras lançado em 2021 pelo Ministério da Saúde, quando a criança não é amamentada, a primeira alternativa é oferecer a fórmula infantil, pois ela é um produto mais adequado ao organismo ainda imaturo da criança do que o leite de vaca integral.

Em caso de impossibilidade de aleitamento materno ou de alimentação através de fórmulas infantis, deve-se buscar orientação no PSF de referência da família para receber as fórmulas infantis através do Sistema Único de Saúde (SUS). Nenhuma mistura caseira pode ser utilizada sem orientação médica.

Além disso, não é recomendado também o consumo de sal e de açúcar a uma criança de 3 meses pois esses alimentos introduzidos de forma precoce podem sobrecarregar e trazer consequências mais gravas a saúde do bebê. O sal em mínima quantidade pode ser oferecido para maiores de 6 meses e o açúcar apenas para maiores de 2 anos.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 31/10/2023 - 19:20


Comente esta Notícia