Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 23° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,805 Euro agora: R$ 6,035
Política


Hospital e Maternidade São José é referência em AVC Isquêmico



Divulgação


 

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a primeira causa de incapacidade e o segundo motivo de morte no mundo. Ele pode acontecer com qualquer um, em qualquer idade, afetando pacientes, familiares e amigos. A prevenção, por meio do controle dos fatores de risco, pode evitar o AVC e o reconhecimento dos sinais de alerta, aliado ao rápido tratamento de urgência diminuem a chance de sequelas.

O HMSJ é referência em AVC isquêmico para 33 municípios da Microrregião, contando com um serviço 24 horas. A Instituição possui o sistema de sobreaviso, associada a função da Clínica Médica que recebe o paciente, oferendo a ele o tratamento adequado por meio de uma equipe multiprofissional.

O AVC pode ser definido como o surgimento de uma alteração neurológica súbita causada por um problema na circulação sanguínea do Sistema Nervoso Central. Quando o fornecimento de sangue é impedido, as células cerebrais são danificadas, impossibilitando-as de cumprir a sua função, assim, conforme a área acometida após um AVC, haverá manifestações como: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão, alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alterações do equilíbrio, da coordenação ou no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente. Estes são os sinais de alerta.

Classicamente, o AVC é dividido em dois subtipos: isquêmico ou hemorrágico. O AVC isquêmico acontece quando há obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral, gerando falta de circulação, que pode ser causada pelo entupimento dos vasos por trombos ou placas de gordura. O AVC hemorrágico, popularmente conhecido como derrame, é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com extravasamento de sangue.

Para cada subtipo de AVC, há um tratamento específico e o tempo é limitado. Se há suspeita de que alguém esteja tendo um AVC, o ideal é ligar, imediatamente, para o serviço médico de emergência (SAMU), através do número 192 ou ir para um hospital preparado em atender estes casos. Outro dado importante é observar / checar / anotar a hora em que os primeiros sintomas apareceram. Se houver rapidez no atendimento do AVC, até quatro horas e meia do início dos sintomas, um medicamento que dissolve o coágulo pode ser dado aos pacientes com AVC isquêmico, o tipo mais comum de AVC, diminuindo a chance de sequelas. Em Conselheiro Lafaiete e região, o Hospital São José é referência em AVC isquêmico. Mesmo com todo o suporte, o alerta é que prevenir o AVC é muito mais fácil do que tratá-lo depois que ele acontece.

Site: www.saojosehospital.com.br

Instagram: saojosehospital

Telefone: (31) 3769-6964

Endereço: rua Dom Pedro, 340 - São Sebastiao, Conselheiro Lafaiete - MG, 36400-000




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 17/10/2023 - 16:58


Comente esta Notícia