Divulgação
Para o vereador, o objetivo é poupar esses alunos de incômodos captados no ambiente
O vereador Professor Oswaldo Barbosa propôs, por meio do documento de Indicação Nº 611/2023, a substituição das sirenes tradicionais das escolas municipais por sinais sonoros adequados a alunos que são portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os números das pessoas afetadas pelo TEA variam entre 56% e 80% e esses podem apresentar hipersensibilidade, ou seja, sentem demais os estímulos do ambiente, como o som.
Para o vereador "o objetivo é poupar esses alunos de incômodos captados no ambiente, evitando também a possibilidade do risco de pânico, atendendo assim as necessidades e tornando o ambiente escolar mais agradável e confortável para estes alunos."
O vereador Professor Oswaldo ainda reitera que "uma das características mais presentes e responsável por crises em pessoas portadoras do TEA é a hipersensibilidade auditiva. Existem relatos de pessoas dentro do Espectro que afirmam sentir dor física quando estão expostos a barulhos altos. As crises geradas pela hipersensibilidade causam perturbação excessiva com ações involuntárias como agressão ou autoagressão, crises de choro, dores, entre outras reações e é possível criar um ambiente escolar mais acolhedor para ajudá-los a lidar com eventos atípicos."
Oswaldo Barbosa usou também a "Palavra Franca", na Câmara Municipal, para alertar sobre esta situação e sua devida importância para que seja colocada em funcionamento nas escolas municipais de Conselheiro Lafaiete. O documento foi encaminhado à Prefeitura.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Jornal Correio, no dia 17/10/2023 - 14:56