Foto: divulgação
A comunidade católica e a irmandade de Santo Antônio estarão em festa no domingo, dia 15 de outubro, quando acontece, no pátio da igreja de Santo Antônio, localizada no antigo Morro das Cruzes, em Lafaiete, a festa de aniversário de coroação da venerável imagem de Nossa Senhora do Rosário. No mesmo dia, será celebrado os 153 de fundação da tradicional Irmandade de Santo Antônio, que foi criada em outubro de 1870.
O evento começa oficialmente no sábado, dia 14, com o levantamento do Mastro de Santo Antônio. Já no dia 15, às 7h30, acontece a acolhida dos devotos e às 10h30 será realizada a esperada missa campal, celebrada pelo padre José Luiz, seguida de coroação da imagem de Nossa Senhora do Rosário. Na parte da tarde, está prevista a louvação da imagem pelas guardas presentes. A organização da cerimônia convida os fiéis para participarem das celebrações.
Conheça a história da imagem de Nossa Senhora do Rosário
Era a primeira metade do século XVIII. Existia no Arraial do Campo Alegre dos Carijós uma irmandade religiosa de leigos, formada por negros escravos e também por negros libertos. Era a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Nessa época, a Irmandade era proprietária de um terreno em um dos pontos mais altos do Arraial. Esse pedaço de chão de propriedade da Irmandade foi benzido em 1741, por Frei Jerônimo e ali deveria ser construída a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, essa porção de terra era no topo do Morro das Cruzes.
Passou-se quase uma década e a igreja não foi edificada. Foi então que, atendendo a pedido do capitão Manoel de Sá Tinoco que, Dom Frei Manoel da Cruz, primeiro bispo de Mariana, concedeu “provisão para erigir e construir patrimônio para Santo Antônio”. Começava, em 1751, a construção da igreja de Santo Antônio.
Entretanto, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos “consentiu em ceder o terreno, desde que a imagem de sua padroeira [Nossa Senhora dos Rosário] fosse colocada no bico do altar, o que foi feito por Tinoco”. A imagem da santa de devoção dos Irmãos Pretos foi entregue pela Irmandade ao capitão Manoel de Sá e permanece, até hoje, no lugar que lhe cabe por direito e dever, uma vez que essa foi condição imposta pela Irmandade para que ali se construísse a igreja de Santo Antônio. Do alto do Morro das Cruzes, Nossa Senhora do Rosário e Santo Antônio juntos, guardam o povo desta terra, sejam os brancos, sejam os negros.
Passados mais de duzentos e cinquenta anos, a Irmandade de Santo Antônio de Queluz, a Banda Dança do Rosário, a Banda Nossa Senhora Aparecida e o Grupo Afro Frutos da África, em reconhecimento à aqueles que sonharam em construir uma igreja para Nossa Senhora do Rosário e, em profundo respeito à memória da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em 09 de outubro de 2022 farão a Coroação da Venerável Imagem de Nossa Senhora do Rosário e do Menino Jesus.
Por Luiz Otávio da Silva
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 12/10/2023 - 12:20