foto: prefeitura de Lafaiete
Nessa quinta-feira, 5, no gabinete do prefeito de Conselheiro Lafaiete, foi realizada uma reunião de grande importância envolvendo secretários municipais, assessores e técnicos de informática da prefeitura. O encontro teve como foco principal a implantação do sistema de georreferenciamento, que se encontra em uma fase avançada de desenvolvimento no município.
A reunião marcou mais um passo significativo na direção da interligação dos sistemas de cadastros e serviços de todas as secretarias municipais em um único banco de dados. Esse banco de dados centralizado conterá as informações necessárias para aferir a qualidade dos serviços oferecidos pela prefeitura e para a criação de políticas públicas que atendam aos anseios da comunidade local.
Os recursos para a aquisição deste moderno sistema foram provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o Ministério Público. O Promotor de Justiça, Dr. Glauco Peregrino, desempenhou um papel fundamental na negociação desse acordo.
Atualmente, o município já conta com um Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG) e um Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), que têm sido essenciais para a modernização dos controles fiscais, territoriais e tributários de Conselheiro Lafaiete. Esses sistemas têm sido cruciais na elaboração do Plano Diretor, na Lei de Uso e Ocupação do Solo, no Plano de Mobilidade Urbana, no Plano de Habitação de Interesse Social, na Planta de Valores Imobiliários e nos estudos de bacias de macro e microdrenagem do município.
Além disso, o processo de aprovação de construções e loteamentos, bem como outros serviços relacionados ao setor de construção civil, já estão totalmente informatizados. Isso tem permitido uma redução significativa no tempo de análise e uma diminuição de custos de deslocamento, estimulando projetos que geram emprego e renda.
Outra conquista importante é o protocolo digital, que possibilita que qualquer cidadão formalize seus pedidos ao município remotamente. Isso elimina a necessidade de deslocamento aos prédios da Prefeitura e elimina o uso de papel, tornando os processos mais eficientes e sustentáveis.
A Secretaria de Saúde do município encontra-se em fase de informatização total, o que permitirá o planejamento, controle e acompanhamento de todos os serviços de saúde. Isso beneficiará tanto a gestão, que poderá dimensionar as demandas de forma mais precisa, quanto a população, que poderá acompanhar o andamento de seus pedidos relacionados à saúde de forma mais transparente e eficiente.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 06/10/2023 - 11:20