Foto: Reprodução Internet
O câncer é uma doença que não escolhe idade, cor e nem classe social. A prevenção e os cuidados alimentares ainda são os principais aliados para ajudar a combatê-lo. Segundo a nutricionista, Ingrid Lopes, várias pesquisas científicas demonstram que uma alimentação variada diminui sua recorrência. “A chance de desenvolver algum tipo de câncer diminui mais de cinquenta por cento”.
A especialista orienta que o consumo de verduras, frutas e grãos integrais e feijões deve ser diário: “Preencha pelo menos 2/3 de seu prato com feijão, ervilha, lentilha, nozes e sementes. Inclua pelo menos três porções de frutas e verdura frescas também, como amora, framboesa, uvas, cerejas, ameixa, melancia, laranja, abacaxi, maracujá, limão, maçã. Não se esqueça de acrescentar, a couve-flor, brócolis, tomate, cenoura e abobrinha”, diz a nutricionista.
Ingerir menos carne vermelha e evitar comer carnes processadas também é uma boa dica, segundo a nutricionista: “Alimentos de origem animal devem ocupar no máximo 1/3 de seu prato.Não coma mais de 500g de carne vermelha por semana . Evite as carnes processadas e embutidos como: linguiça, salsicha, salame, presunto, rosbife, toucinho.Não consuma carnes defumadas, curadas ou conservadas com sal ou conservantes”, alerta Ingrid Lopes.
Excesso de sal, alimentos salgados e processados devem ser evitados. “Limite seu consumo diário de sal a menos de 2,5g. Verifique nos rótulos dos alimentos a quantidade de sódio. Utilize temperos naturais nas preparações como alho, cebola e ervas aromáticas”, sugere.
Refrigerantes e bebidas açucaradas com baixo valor nutritivo também são prejudiciais. Nelas incluem: refrigerantes, energéticos, sucos industrializados ou naturais acrescidos de açúcar, isotônicos, café adoçado.Alguns alimentos como balas e doces caramelizados, pastel, tortas, bolachas recheadas, sorvetes de massas, salgadinhos e fast food, são ricos em carboidrato e gordura para melhorar seu sabor. Estes devem ser evitados ao máximo. “Em excesso, alimentos ricos em calorias e bebidas açucaradas podem levar ao aumento de peso e o risco de câncer”, alerta.
Outra recomendação da nutricionista está relacionada ao álcool. “Evite beber, porém, se ingerir, a quantidade deve ser moderada.Se for socialmente , fique alguns dias sem ingerir ou faça uma reeducação detox.Lembre-se, nenhum alimento traz benefícios isoladamente , é o equilíbrio e conjunto de combinações ,cores e sabores que beneficiará o corpo como um todo”, finaliza.
Ingrid Lopes
Nutricionista funcional e preventiva
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 01/09/2023 - 13:39