Reprodução Band
O Ministério da Saúde esclareceu a razão pela qual o apresentador Fausto Silva, submetido a um transplante cardíaco no domingo (27), foi priorizado na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a pasta, Faustão foi colocado em posição prioritária devido ao "seu estado muito grave de saúde". Segundo a nota divulgada pelo Ministério, sete transplantes de coração foram realizados no estado de São Paulo na última semana, incluindo o de Faustão, todos após constatação de compatibilidade necessária para o procedimento.
Quando um paciente necessita de um transplante, ele é inserido na lista de espera nacional, determinada por critérios técnicos, como a urgência do procedimento e compatibilidade sanguínea entre doador e receptor. A ordem de chegada é utilizada apenas como critério de desempate.
Faustão, que estava internado desde 5 de agosto para tratar uma insuficiência cardíaca e realizar diálise, agora se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em observação após o transplante. Dados do Ministério da Saúde mostram um aumento de 16% nos transplantes de coração realizados no Brasil no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
No momento, 382 pessoas estão aguardando um transplante de coração no país, com a espera por esse órgão essencial para a vida variando de dois a 18 meses em média.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 28/08/2023 - 10:20