Fotos: Polícia Militar
As atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas ( Proerd) reiniciaram a todo vapor. O projeto recomeçou na escola estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, para os alunos do 5º ano do ensino fundamental II.Atualmente, em Lafaiete, 30 escolas participam do programa.
O Proerd é uma parceria entre a ONG norte-americana intitulada “D.A.R.E.” e o programa “keepin’ it REAL”, com a finalidade de fornecer ferramentas avançadas para manter os jovens seguros e livres de drogas.
O Policial Proerd continua sendo a mola mestra para a aplicação do currículo. Segundo o subtenente da PM, Carlos Alberto da Silva, os policiais são essenciais para tornar as lições realísticas, ao mesmo tempo em que representam um modelo positivo para os alunos do programa. “O currículo para ao alunos do 5º ano, baseia-se no Modelo de Tomada de Decisão Proerd, na comunicação didática e nas habilidades práticas, por meio da eficiente abordagem narrativa denominada “de criança, pela criança e para as crianças” (“from kid, through kid, to kids”)”, explicou o subtenente.
Já para os alunos do 7º ano, as lições do currículo se iniciam com uma história, em vídeo, na qual os personagens enfrentam situações da vida real, para que os alunos passem a conhecê-las e a se preocuparem com elas. “Essas histórias foram criadas com base em experiências reais dos estudantes de diversas escolas, nos Estados Unidos da América. As situações e encenações estão integradas às lições para propiciar a prática de cada habilidade. Os alunos serão encorajados a compartilhar suas próprias histórias utilizando o método de diálogo conhecido por “alguém que eu conheço” (“someone I know”)”, destaca o militar.
As instruções do Proerd acontecem uma vez por semana. Os policiais militares habilitados entram em sala de aula e têm um horário com duração de 50 minutos para trabalhar os currículos do programa.
“As habilidades trabalhadas são desenvolvidas de forma gradual, desde o jardim de infância, até o ensino médio. Temos também, um currículo voltado para preparar os adultos. O objetivo é instruí-los para ajudar as crianças e adolescentes a colocarem em prática as atividades”, concluiu o subtenente. Os interessados em participar do projeto devem enviar um ofício ao 31º Batalhão de Polícia Militar, que fica na avenida Monsenhor Moreira, 555 , no bairro São Sebastião.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 22/08/2023 - 13:33