A Prefeitura Municipal de Congonhas participou, na última semana, do 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, realizado na cidade de Paraty-RJ.
O evento contou com a participação de mais de 20 cidades históricas, prefeitos e servidores municipais, além de empresas e negócios ligados ao turismo e desenvolvimento econômico.
Foram discutidos, por meios de apresentações em painéis, temas como: Modelos de Gestão do Patrimônio; Mecanismo de Financiamento dos Projetos em Patrimônio Mundial; Centros de Interpretação como Mecanismos de Educação Patrimonial; Economia Criativa, Sustentabilidade Ambiental e Patrimonial e Gestão do Patrimônio Cultural – Uma Responsabilidade Coletiva.
O prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza, esteve presente e falou sobre a Valorização do Patrimônio Mundial através do Projeto de Sinalização. Cláudio explicou sobre o caso da Sinalização do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos: “É de extrema importância termos uma sinalização nas cidades sobre o Patrimônio. A implantação em Congonhas teve início alguns anos e estamos dando continuidade, pois mostra como é importante o munícipe conhecer o local onde mora, que vive. Atualmente temos totens de sinalização próximo ao Santuário, Romaria, e estamos trabalhando para que todos os locais recebam também este projeto”, explica.
Segundo o Superintendente de Desenvolvimento Econômico, Geordane Silva, que também participou do evento, os vários conteúdos apresentados deixam claro a importância de garantir que os investimentos em preservação dos Patrimônios gerem resultados econômicos e sociais. Resultados estes que podem ser potencializados a partir da construção de uma política nacional para gestão do patrimônio e equipamentos turísticos.
Além das discussões, os participantes puderam conhecer o turismo de Paraty e seu desenvolvimento, por meio de programação cultural.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 06/08/2023 - 14:28