Fotos: Corpo de Bombeiros
Com o objetivo de cumprir o plano de prevenção de incêndios em hospitais do estado, a unidade, com o apoio da direção e Brigada de Incêndio do Hospital Regional de Barbacena, o Corpo de Bombeiros realizou na segunda-feira, dia 31, a operação Rota de Emergência.
A ação tem o intuito de evitar incêndios em unidades de saúde e impedir episódios como o ocorrido no hospital Badim, no Rio de Janeiro. “Trata-se de uma operação que busca cumprir o plano de prevenção de incêndios em hospitais, além de capacitar os profissionais para atuar nesses eventos, caso eles aconteçam e, assim, evitar perdas humanas”, explicou o tenente Dorneles.
Ainda segundo os militares, a iniciativa permite resposta rápida e de qualidade a um possível acidente neste ambiente. “O Corpo de Bombeiros busca minimizar os riscos de danos pessoais e materiais causados por uma propagação de incêndio fora de controle e, sobretudo, garantir que, em qualquer incidente, todas as pessoas sejam removidas do hospital de forma segura e eficiente, considerando a estabilização de pacientes e a integridade física dos colaboradores”, reforçou o tenente Leonardo.
As ações uniram funcionários, brigadistas , bombeiros e foram executadas em setores variados das unidades. O simulado contou com a participação de 33 brigadistas da unidade e possibilitou ao Corpo de Bombeiros acesso a informações mais detalhadas sobre o plano de intervenção de incêndio da unidade hospitalar.
A atividade busca ainda conscientizar gestores hospitalares sobre a importância de planejar, executar e realizar manutenção de instalações prediais destinadas ao combate a incêndios. Os administradores devem também pensar em controle de pânico dos ocupantes, fortalecendo a preparação e a resposta a possíveis emergências, além de fortalecer a cultura de autoproteção e minimizar riscos e impactos de acidentes dessa natureza.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 03/08/2023 - 14:59