Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 24° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,807 Euro agora: R$ 6,035
Comunidade


Educação a distância é ferramenta nacional de desenvolvimento econômico

Capacitação profissional e melhora nos indicadores de educação podem alavancar a economia e aumentar níveis de confiança no país




 

O ensino à distância de cursos superiores no Brasil cresceu nos últimos anos e indica que continuará sendo tendência. Além disso, essa modalidade de educação tem chamado a atenção do mercado, por ser uma ferramenta importante para impulsionar a economia.

Ensino à distância (EAD)

A educação a distância, ou, simplesmente, EAD, é a modalidade de ensino que ocorre em ambiente virtual, ou seja, de forma remota.

Esse tipo de educação tem ganhado não apenas a educação no Brasil como também em todo o mundo.A pandemia de Covid-19 que se iniciou em 2020 foi uma das grandes promotoras dessa ferramenta, já que a medida de isolamento social exigida por órgãos governamentais fez com que instituições de ensino a implantassem. Assim, o EAD foi a maneira de continuar com a realização dos cursos superiores durante o contexto de isolamento.

Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2021, a educação a distância cresceu 474% no período entre 2011 e 2021. De acordo com o ex-presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, há aspectos positivos no crescimento do EAD, como mais pessoas se graduando.

“Mesmo sob um contexto extremamente delicado, a pandemia nos fez consolidar a compreensão de que a educação a distância pode ser eficiente, desde que seja de qualidade”, avaliou. Pensando nisso, já é possível enxergar os benefícios que o EAD causa na economia.

Impacto do EAD na economia
 

O EAD tem se mostrado uma poderosa ferramenta para incrementar a economia, afetando positivamente não apenas estudantes, como também todo o país. Veja mais sobre isso.

Maior acesso à educação
 

Essa modalidade, em primeira instância, ajuda a democratizar o acesso ao ensino superior.O Brasil é um país com baixo acesso ao nível superior, em comparação com os padrões internacionais.Assim, a modalidade promove o acesso a esse ensino devido às facilidades inerentes ao mundo digital. Pessoas, muitas vezes, de qualquer lugar e hora, podem estudar, bastando ter acesso à internet.Dessa forma, o país consegue formar mais pessoas, melhorando seus índices de educação e indicadores sociais.

Empregabilidade
 

Como consequência de mais pessoas se formando no curso superior, melhora-se a empregabilidade nacionalmente.A capacitação da força de trabalho é extremamente importante para o desenvolvimento do país. Somente com mão de obra qualificada é possível que os diferentes setores da economia se aperfeiçoem e aumentem sua capacidade de entrega para o país.

Inclusive, muitas empresas atualmente aqui, no Brasil, não conseguem preencher vagas justamente devido à falta da força de trabalho qualificada. Esse contexto pode ser melhorado com o EAD.

Habilidades digitais
 

Estar no ambiente digital no EAD possibilita também a promoção dos meios virtuais, tão importantes para a atualidade. Hoje, o mundo digital é crucial para todos os setores do mercado e da sociedade. Portanto, as competências e as habilidades nessa área são cruciais para profissionais que queiram ter sucesso no mercado de trabalho.Com aulas virtuais, as pessoas conseguem melhorar seus conhecimentos do digital, colaborando para as novas demandas do mundo moderno.

Capilaridade na educação
 

Antes do EAD, só conseguiam estar no curso superior pessoas que tivessem fácil acesso a faculdades. Estas, por sua vez, se concentram, sobretudo, em grandes cidades. Isso fazia com que pessoas que morassem em cidades pequenas, no interior ou com menor relevância econômica não fizessem cursos superiores.

Hoje, é possível fazer graduação EAD estando em qualquer local. Assim, como foi dito anteriormente, o ensino foi democratizado. Mas não apenas os próprios estudantes se beneficiaram, como também a economia nacional e regional. Muitas localizações geográficas não tinham acesso a profissionais qualificados por, simplesmente, não haver possibilidade de qualificação regional.

Com o EAD, há maior capilaridade da educação e qualificação de pessoas a níveis regionais, melhorando indicadores locais e colaborando com a economia.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 28/07/2023 - 19:30


Comente esta Notícia