Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,090
Saúde


Cirurgião do HMSJ explica indicações e benefícios da Cirurgia Bariátrica



Fotos: divulgação


 

O Hospital e Maternidade São José retomará a realização de cirurgias bariátricas. Conforme explica o cirurgião do Aparelho Digestivo do Hospital e Maternidade São José, Mário Marcos Lukschal Barbosa, o procedimento é indicado para casos de obesidade, de acordo com alguns parâmetros específicos e não era realizado desde a interrupção de cirurgias devido a pandemia de Covid-19.

O especialista explica que o parâmetro mais usado para definir a obesidade é o Índice de Massa Corporal (IMC). Para calculá-lo, basta dividir o peso (kg) pelo quadrado da altura em metros (IMC = peso / altura x altura). “Os pacientes com IMC maior que 35kg/m² (grau II), quando associado a comorbidades, ou IMC maior que 40kg/m² (grau III), são os principais candidatos à cirurgia. O processo de autorização exige exames e as avaliações médicas prévias para definir se a cirurgia bariátrica pode realmente trazer benefícios ao paciente.

As indicações seguem protocolos e orientações definidos pelo Conselho Federal de Medicina e sociedades médicas que abordam o grave problema da obesidade no Brasil. “O tratamento para obesidade é, inicialmente, clínico, incluindo reeducação alimentar, exercícios físicos regulares, uso de medicação e acompanhamento médico rigoroso, para conscientizar a necessidade de mudança de estilo de vida”, argumenta. Quando a obesidade provoca graves danos à saúde e o tratamento clínico se mostra ineficaz, a cirurgia é indicada. “Antes de ser operado, o paciente passa por avaliação e acompanhamento criterioso de toda equipe interdisciplinar”, explica o cirurgião.

Uma melhora importante da saúde e até mesmo a cura de algumas doenças associadas, são alguns dos benefícios da cirurgia bariátrica e metabólica em conjunto com a dieta adequada e exercícios físicos. “Podem ocorrer melhora na hipertensão arterial, diabetes, doença do refluxo gastroesofágico, apnéia do sono, dores articulares, diminuição do colesterol no sangue, entre outras”, detalha Dr. Mário Lukschal. Também há uma redução significativa dos riscos para infarto agudo do miocárdio e outras doenças, que podem ser fatais. “Cerca de 95% dos pacientes relataram que obtiveram uma melhor qualidade de vida”, garante o cirurgião.

Mário Marcos Lukschal Barbosa

É importante frisar que cirurgia bariátrica não é estética ou milagrosa, e sim, um tratamento para uma grave doença que afeta todo o corpo. “Como toda cirurgia, deve-se ter cautela na indicação do procedimento, uma vez que a operação apresenta riscos de complicações imediatas e possibilidade de desnutrição a longo prazo, o que exige o acompanhamento regular com uma equipe especializada em obesidade, antes e depois”, alerta.

O especialista afirma que cerca de 95% das cirurgias bariátricas realizadas no Brasil são de dois tipos. No caso, Bypass gástrico e gastroplastia Sleeve. A indicação depende de cada paciente, dos exames, das comorbidades para definir o tipo de cirurgia mais indicado. Ambos geram um benefício de perda do excesso de peso de 50% a 75% em até dois anos”, ressalta, destacando que estudos mostram que a bariátrica é o melhor tratamento para manutenção da perda de peso ao longo dos anos. Dr. Mário Marcos destaca também a importância da prevenção em relação à obesidade e o cuidado constante com a saúde.

Site: www.saojosehospital.com.br

Instagram: saojosehospital

Telefone: 3769-6972

Endereço: rua Dom Pedro I, 340 - Alto Vista Alegre, Conselheiro Lafaiete - MG




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 20/07/2023 - 20:05


Comente esta Notícia