A inadimplência bate novo recorde em maio, atingindo 67,30 milhões de brasileiros, o volume de pessoas com contas atrasadas cresceu 9,42% em relação ao mesmo período de 2022.
Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontou que o cartão de crédito (31%), empréstimo em banco ou financeira (26%), crediário (21%), o cheque especial (15%) e telefone (11%), foram as principais contas em atraso
que levaram os consumidores a ficarem negativados.
O número de consumidores com contas atrasas com participação mais expressiva no Brasil em maio está na faixa etária de 30 a 39 anos (23,81%), ou seja, são 16,70 milhões de pessoas registradas em cadastro de devedores nesta faixa. A inadimplência segue bem distribuída entre os sexos: 51,07% são mulheres e 48,93%, homens.
“O desemprego em patamar elevado, a inflação que corroeu o poder de compra, especialmente das famílias de renda mais baixa, a taxa de juros elevadas e a dificuldade de acesso ao crédito ou mesmo concessões de crédito inadequadas, levaram muitos brasileiros ao endividamento excessivo e consequentemente à inadimplência. Por isso, é fundamental que o consumidor faça um levantamento
de todas as suas dívidas e crie um plano de pagamento levando em conta a sua capacidade de pagamento das contas em atraso e os gastos básicos mensais”, alerta Merula Borges, especialista em finanças da CNDL.
Saindo do vermelho
A Caixa Econômica Federal lançou uma nova campanha de renegociação de dívidas que podem chegar até 90% de desconto. A notícia chega em boa hora e vai ajudar os devedores. De acordo com a pesquisa da CNDL/SPC Brasil os vilões da inadimplência foram as dívidas com bancos que chegam a 64,72% no
total.
A campanha “Tudo em Dia Caixa” é válida para Pessoa Física e Pessoa Jurídica, incluindo dívidas com cartão de crédito, habitação, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), entre outros.
A negociação de dívidas é feita através dos canais digitais do banco. Cerca de 90% das propostas da campanha podem ser efetivadas por meio do site do banco, do site da campanha e do aplicativo Cartões CAIXA. Nas unidades lotéricas, é possível ter acesso às condições especiais para quitação de valores
até R$ 5 mil, informando o CPF. A previsão, segundo o banco, é que 90% dos contemplados na nova campanha poderão liquidar os débitos com o pagamento de até R$ 2.000.
Segurança para os empresários
Apesar dos números expressivos da inadimplência no Brasil que bateu novo recorde em maio deste ano, o setor varejista conta com o maior e mais completo serviço de proteção ao crédito do país. O SPC está ao lado de pequenas, médias e grandes empresas, em todo Brasil, oferecendo mais segurança nas vendas,
reduzindo o índice de inadimplência.
Por meio dos registros contidos no banco de dados é possível traçar um perfil de crédito do consumidor, avaliando os riscos envolvidos ao fazer algum tipo de transação comercial com ele e evitando futuros problemas.
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Postado por Nathália Coelho, no dia 29/06/2023 - 18:20