Reprodução Internet
Como pensar nas futuras gerações em relação ao estresse? Serão mais ou menos estressados em relação às gerações passadas e à atual? Para falar sobre o assunto, conversamos com o psicanalista, Leandro de Paula. O especialista iniciou à entrevista convidando os leitores a fazer uma reflexão, sobre a qualidade e estilo de vida das pessoas, há pelo menos 30 anos e nos últimos 10 anos. A ideia segundo Leandro é observar como elas receberam as mudanças tecnológicas e como se adaptaram a esses avanços da modernidade. “Se analisarmos friamente, vamos encontrar um cenário de pessoas resistentes às mudanças geracionais e outras vibrando com a modernidade. Ao mesmo tempo, que um grupo social entende que o momento moderno e pós-moderno não comporta a geração passada. A partir daí, vamos conseguir vislumbrar as diversas fontes de produção do estresse”, comenta.
Enquanto uns lideram a resistência ao novo, outros tentam se inserir a um mundo que ora não os acolhe por uma questão etária. A ansiedade, o ego e a necessidade de se posicionar em um mundo com tantas transformações bruscas, acaba sendo o ingrediente principal para a criação das tempestades de estresse geracional. “Neste cenário, cada um tenta se comportar do jeito que pode. Exposição excessiva, necessidade de agradar a todos, muita expectativa, frustração, medo, insegurança emocional, depressão, pânico, transtornos e tantas outras situações.Assim, vive a geração atual e é a tendência das gerações futuras viver tentando se equilibrar nessa “corda bamba”, avalia Leandro.
Ainda segundo, o especialista, a quem diga, que tudo isso é fruto da modernização: “acredito que a modernidade é a evidência da inteligência humana. Então, cabe ao ser humano ter uma melhor relação com a modernidade. A não compreensão destas transformações sociais tende a gerar cada vez mais estresse nas pessoas. As gerações passadas também passaram por várias etapas de modernidade e nos ensinaram a sobreviver às mudanças, o equilíbrio em todas as áreas da vida” finaliza.
Psicanalista Leandro de Paula
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 29/06/2023 - 13:39