Prestes a completar 138 anos, a Sociedade Musical Santa Cecília brinda Lafaiete com um resgate histórico. Será inaugurado na sexta-feira, dia 5 de maio, às 16h, o Memorial da entidade. O acervo conta com mais de 200 troféus da Corporação Musical, do esporte das escolinhas, que funcionaram no Centro Esportivo, além de medalhas, placas, galeria de presidentes, documentos históricos e fotografias.
Dentre as relíquias está o troféu Amintas de Barros, de quando a Corporação Musical ficou em segundo lugar em um concurso em Belo Horizonte, onde participaram bandas de todo o Estado. Também o troféu recebido em Brasília, na posse, que não aconteceu, de Tancredo Neves como presidente da República. O documento mais antigo encontrado é um livro de registro de ponto dos músicos, de 1901 (foto).
Para a presidente do Clube, Márcia Carreira, o Memorial não é importante apenas para o clube, mas também para Lafaiete e região: “É um resgate de nossa história. Ao se pesquisar nos documentos e nas fotografias, vamos descobrindo como era o comércio, as instituições bancárias, o dinheiro, a linguagem, os costumes, os carnavais, os conjuntos musicais, a arquitetura, todo um estilo de vida”, explica Márcia.
A inauguração do Memorial faz parte de das comemorações dos 138 anos da Sociedade Musical, que conta com mais eventos na programação. No sábado, dia 6, às 22 horas, o baile de aniversário e no domingo Retreta no coreto da praça Tiradentes, à tarde. O evento de inauguração é apenas para convidados, mas, posteriormente, o espaço será aberto para visitações e pesquisas, mediante agendamento.
Endereço: rua Tavares de Melo, 395, centro, Lafaiete
Mais informações pelo Whatsapp: (31) 98721-1712
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 04/05/2023 - 17:32