O outono é um período excelente para reforçar a nutrição. Essa estação marca o início da colheita. Ela traz muitas variedades de legumes, frutas e verduras.Abacate, goiaba, mamão e caqui são algumas das frutas típicas do outono. Já entre legumes e verduras, algumas opções são repolho, abobrinha, beterraba, batata-doce, espinafre, agrião e rúcula.
A nutricionista Ingrid Lopes afirma que escolher os alimentos da época traz algumas vantagens. “Aproveite a estação e deguste o melhor de cada alimento. A escolha das frutas, verduras e legumes de época, que estão dentro da safra, além de estarem mais graúdos e bonitos, nutricionalmente são melhores porque cumpriram o seu ciclo produtivo”, explica.
Ingrid recomenda também uma atenção às cores dos alimentos na hora das compras.
“No momento das compras olhe para a lista dos alimentos da safra e verifique quais cores você pode escolher . Escolha pelo menos dois alimentos de cada grupo de cores", recomenda.
Importância das cores
Os alimentos do grupo roxo beneficiam a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo. O grupo branco auxilia na formação e manutenção óssea. Os verdes evitam a fadiga mental e aumentam a produção dos glóbulos vermelhos.
Os laranjas fortalecem o sistema imunológico; enquanto os vermelhos são bons para a saúde do coração e para a memória.
Confira a seguir uma lista de alguns alimentos dessa estação e o valor nutricional de cada um
Abacate: rico em gorduras monoinsaturadas e fibras. Ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório e a pele. Contém ácido fólico, e potássio, indicado para inchaços, fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames.
Abobrinha: é fonte de vitaminas do complexo B e possui poucas calorias. Contém também minerais, como fósforo, cálcio e ferro, indicado para emagrecimento.
Agrião: rico em vitamina C e iodo, importantes para a produção de colágeno, cicatrização, metabolismo, além de colaborar na manutenção de peso e emagrecimento.
Almeirão: fonte de cálcio, fósforo, ferro, vitamina A e B2. Ajuda no metabolismo, auxiliando no emagrecimento, formação de ossos e contração muscular, produção de células sanguíneas.
Banana: repleta de potássio é importante para a contração dos músculos evitando câimbras. A fruta protege contra doenças cardíacas, já que mantém o equilíbrio de líquidos e evita o acúmulo de placas nas artérias. É rica em fibras e, por isso, benéfica para a digestão, aliviando e restaurando o intestino após a prisão de ventre ou a diarreia. Age como antiácido, sendo indicada em casos de azia, gastrite e úlcera.
Batata-doce: é fonte de potássio e cálcio, importantes na formação de ossos, contração muscular e na diurese, ajuda também no emagrecimento.
Beterraba: a melhor época para adquiri-las é de março a maio. Sua cor vermelho-arroxeada deve-se à presença da betalaína, um corante que é importante antioxidante. Diferentemente do que muitos pensam, não é fonte de ferro (contém apenas cerca de 0,8 mg) em sua composição. Esta hortaliça contém betacaroteno (um precursor da vitamina A), B1, B2, B5, e apresenta ainda minerais, como o cálcio, sódio, fósforo e o silício, que é parte integrante do colágeno; e o zinco, que juntamente com o ferro e o cobre ajuda na formação de glóbulos vermelhos.
Caqui: é rico em fibras e vitaminas A, C, B1 e B2. Possui cálcio e ferro. A fruta é considerada um antioxidante por combater os radicais livres (relacionados ao envelhecimento precoce, a alguns cânceres, entre outras doenças).
Chuchu: fonte de potássio e vitaminas A e C, importantes na boa aparência da pele e visão. É diurético, ideal no emagrecimento.
Goiaba: rica em vitaminas A, B1 e C, além de possuir cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis. Não contém muito açúcar, gordura e calorias. Auxilia no combate a infecções e hemorragias; fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco; melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento; regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso; e dá maior resistência física. Auxilia no metabolismo de carboidratos, ajudando no emagrecimento.
Laranja: rica em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. Melhora a imunidade e apresenta vários antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol, as inflamações e a bloquear as células cancerígenas. Contém fibras que auxiliam na diminuição dos problemas intestinais, além de dar energia. Também auxilia na produção de colágeno da pele.
Maçã: contém vitaminas B1, B2 e niacina, além de minerais como ferro e fósforo. É rica em pectina, que se liga a toxinas e ao colesterol, expelindo-os do organismo; e em ácido málico, que ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente. A fruta contém quercetina, anti-inflamatório que diminui o risco de problemas cardiovasculares. Estimula o fígado e os rins.
Melancia: contém alto teor de água, o que ajuda na hidratação. Apresenta vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, potássio, fósforo e ferro. Tem propriedades diuréticas e ainda ajuda na produção de células sanguíneas, formação de ossos e atua no metabolismo de carboidratos, auxiliando no emagrecimento.
Tangerina: fonte de vitaminas A, B e C, e em menor grau, de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. A vitamina C, junto com o cálcio e o fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos, e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina C também ajuda a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro de outros alimentos.
Esses são alguns dos alimentos que não podem faltar no cardápio durante o outono, além de saudáveis, é preventivo contra doenças que atingem o sistema imunológico, auxiliam no emagrecimento e garantem uma melhor saúde a longo prazo.
Escolher a alimentação é garantir saúde para toda família!
Ingrid Santiago Lopes
Nutricionista funcional e preventiva
Nutricionista comportamental
Atendimento clínico e domiciliar
Agendamento pelo whatsApp (31) 998254113
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 28/04/2023 - 13:30