A Meningite é uma doença grave e que pode ser fatal. Por isso, ganhou até um dia de combate no calendário mundial – 24 de abril. A data serve para lembrar a importância da prevenção da doença e seu diagnóstico precoce. A vacinação é a principal maneira de prevenir a forma grave da Meningite bacteriana. Atualmente, através do Sistema Único de Saúde (SUS), o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde disponibiliza as vacinas: Meningocócica C, ACWY e Pentavalente no calendário de rotina.
A Meningite é causada por diferentes agentes infecciosos, responsáveis pela inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
De acordo com o Ministério da Saúde, as ocorrências de meningites virais são mais comuns nas estações primavera-verão e as bacterianas no outono-inverno, sendo o sexo masculino o mais acometido pela enfermidade.
É uma doença que merece atenção, já que pode deixar sequelas importantes como paralisia cerebral, epilepsia, perda auditiva, dificuldades no aprendizado e desenvolvimento, além de alterações motoras.
Por ser uma doença infectocontagiosa, a Meningite pode ser transmitida de uma pessoa para a outra. O contágio geralmente ocorre por meio do contato com gotículas de saliva, liberadas pela pessoa contaminada, através da fala, tosse, espirros e beijos.
Crianças de seis meses a um ano de idade são ainda mais vulneráveis, já que não desenvolveram anticorpos para combatê-la.
Sintomas
No caso de bebês menores de dois anos, os sintomas mais comuns são febre, prostração, sonolência, irritabilidade e abaulamento da fontanela anterior (a “moleirinha” fica alta e dura). Já em crianças maiores, os principais sinais são febre, dor de cabeça, vômitos, rigidez de nuca, sonolência excessiva e mudança de comportamento, podendo também surgir manchas vermelhas pelo corpo. O tratamento sempre requer internação, devido à gravidade da doença.
Prevenção
A meningite tem cura, mas o diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento da doença. No entanto, o melhor é evitar o contágio e a principal forma de prevenção continua sendo a vacinação.
As vacinas são gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As doses disponíveis para crianças são a meningocócica C, pneumocócica e a HIB. E, para os adolescentes, o reforço com a ACWY. Todas importantíssimas para prevenir a doença.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou, em novembro do ano passado, a campanha de ampliação do público para a vacinação contra a Meningite C. A campanha vai até o dia 30/4 e é voltada à população com idade a partir dos 16 anos.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 27/04/2023 - 09:20