O ultrassom da tireoide é um exame bastante simples e muito confiável para diagnosticar várias doenças que podem afetar essa glândula. Esse é um tipo de procedimento que não apresenta nenhum risco para o paciente e tem resultados muito precisos. Inclusive, durante o procedimento, o médico já pode informar se existe algo para se preocupar ou não.
Para você que vai realizar o exame ou tem alguma curiosidade/dúvida sobre o procedimento acompanhe este artigo. Aqui nós vamos explicar quando um ultrassom da tireoide pode ser realizado, as principais doenças da tireoide que o exame pode detectar e outras informações relevantes sobre a ultrassonografia. Aproveite a leitura!
Quando fazer um ultrassom da tireoide?
A tireoide é uma glândula essencial para regular o funcionamento do metabolismo do nosso corpo. É ela que vai ajudar o cérebro, o coração e os rins para que eles funcionem de forma correta e de maneira equilibrada.
O ultrassom da tireoide é recomendado quando existe qualquer tipo de crescimento anormal. O exame também pode ser solicitado quando há doença hormonal, como o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo.
Além disso, o médico também pode solicitar em casos de câncer de tireoide na família ou na presença de algum nódulo que pode ser detectado com o toque ou que estejam visíveis a olho nu.
Existem ainda outros sintomas que podem ser notados e que podem precisar de um ultrassom da tireoide. Abaixo você confere quais são eles:
·ganho ou perda de peso sem nenhum motivo aparente;
·ciclo menstrual desregulado;
·intestino funcionando de maneira irregular;
·dores musculares e articulares;
·cansaço frequente;
·perda de memória;
·agitação.
Se você notar algum destes sintomas que mostramos anteriormente, o recomendado é que procure um médico especialista. isso porque, os nódulos nem sempre são malignos, inclusive, a presença de nódulos benignos é bem comum na tireoide. Por isso, não fique com medo de procurar um médico para realizar o exame.
Principais doenças da tireoide que o exame pode detectar
Quando você entende mais sobre as doenças da tireoide, é possível cuidar melhor da sua saúde e tratar o problema antes que ele possa virar algo mais sério ou irreversível. Afinal, a produção de hormônios da tireoide envolve um sistema de glândulas e órgãos que qualquer desequilíbrio pode gerar sérios impactos na saúde.
Pensando nisso, separamos abaixo as principais doenças da tireoide que podem ser diagnosticadas através de um ultrassom.
Hipertireoidismo
Essa é uma doença que ocorre quando existe um aumento na produção dos hormônios T3 e T4. Esse aumento na produção desses hormônios, pode provocar perda de peso, ansiedade, insônia e aumento dos batimentos cardíacos.
Hipotireoidismo
Essa é uma doença que causa a diminuição na produção dos hormônios T3 e T4. Essa diminuição na produção desses hormônios pode provocar cansaço, aumento de peso, impotência sexual e fraqueza.
O hipotiroidismo pode ocorrer por causa de causas congênitas, inflamatórias, autoimunes ou por efeito colateral do tratamento de alguma outra doença.
Doença de Graves
A Doença de Graves é um tipo de hipertireoidismo que acontece por condições autoimunes. Os sintomas que o paciente pode apresentar são os mesmos sintomas do hipertireoidismo, mas ele também pode ter placas endurecidas e avermelhadas na pele, além de olhos salientes.
Bócio
Essa é uma doença da tireoide que acontece por causa do aumento do tamanho desta glândula, tornando-se visível fisicamente. Os fatores que geram essa doença podem ser formações de nódulos nas glândulas ou inflamações.
Os sintomas desta doença podem incluir dificuldade para respirar, dificuldade para engolir e uma sensação de aperto na garganta.
Nódulos e cistos
O aparecimento de nódulos ou cistos nessa glândula é bem comum e, na maioria dos casos, são benignos e desaparecem de forma natural. Além disso, esses nódulos e cistos podem ser palpáveis ou não, e nem sempre é possível descobrir a sua causa.
É por isso que o ultrassom da tireoide é fundamental para auxiliar no diagnóstico de nódulos e cistos dessa glândula.
Câncer
Os tumores na tireoide acontecem por causa do crescimento de um tecido anormal que pode ser tanto benigno, quanto maligno. Quando o câncer é identificado, é preciso que o paciente faça uma cirurgia para retirar a glândula tireoide.
A Ekosom é referência em exames de ultrassonografia
A tireoide é a glândula mais importante do nosso corpo para que ele funcione de maneira equilibrada e regular. Qualquer alteração em sua atividade pode ocasionar uma série de consequências para o organismo.
Realizar um acompanhamento de forma frequente com o seu médico, realizando sempre os exames necessários, como a ultrassom da tireoide, é cuidar não apenas dessa glândula, mas da sua saúde como um todo.
E você já sabe que pode contar conosco quando o assunto é cuidado e exames de ultrassonografia. Contamos com uma estrutura ampla, equipamentos de ponta e profissionais qualificados para atender você.
Por isso, não perca tempo. Aproveite para fazer a sua consulta ou os seus exames de rotina com a nossa equipe médica.
Agende sua consulta e exame!
Unidade Ekosom Lafaiete: Avenida Professor Manoel Martins, 687, Centro.
Ligação e WhatsApp: (31) 3764-5100
Unidade Núcleo Vida Lafaiete: Avenida Professor Manoel Martins, 687, 2º andar - Centro.
Ligação e WhatsApp: (31)3721-4464
Unidade Ekosom e Núcleo Vida Congonhas: Rua Magalhães Pinto, 140, Centro, Congonhas.
Ligação: 0800 000 2533 | WhatsApp: (31)3731-2533
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 31/03/2023 - 18:20