Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,075
Saúde


Cascas, talos e sementes: como aproveitar tudo dos alimentos e economizar

O desperdício de alimentos é um grave problema que afeta o mundo todo; saiba como combatê-lo no dia a dia




De acordo com o Índice de Desperdício de Alimentos 2021, produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em 2019, foram desperdiçadas 931 milhões de toneladas de alimentos no mundo todo. Isso quer dizer que 17% da produção total de alimentos do mundo está indo para o lixo.

Além de ser triste saber que tanta comida vai para o lixo, enquanto 830 milhões de pessoas passam fome no planeta, conforme apontou o Índice Global da Fome 2022, esse desperdício ainda prejudica o meio ambiente. Quando não são descartados de forma correta, os resíduos de alimentos emitem gás metano, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global, para a atmosfera.

A água, terra, fertilizante, combustível e energia elétrica usados na produção e no transporte também são desperdiçados. Por isso, o desperdício de comida é responsável por cerca de 10% das emissões de gases estufa, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Diante de todos esses dados, se torna crucial fazer nossa parte para reduzir ao máximo o desperdício de alimentos. Uma das melhores e mais deliciosas formas de fazer isso é aproveitando todas as suas partes. Veja abaixo algumas dicas para consumir legumes, frutas e vegetais por completo e não mandar nada para o lixo, e, de quebra, ainda economizar um bom dinheiro:

Cascas

Apesar de não serem vistas como partes comestíveis dos alimentos, as cascas guardam boa parte das fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Após serem higienizadas, elas podem ser incluídas em uma porção de pratos diferentes. Cascas de banana, mamão, goiaba e laranja entram na receita doces e bolos, enquanto as de maçã, melancia, abacaxi e pepino podem ser usadas para fazer sucos e chás.

As cascas de cebola e alho, por sua vez, junto de outros legumes, se tornam um saboroso e saudável caldo natural ao serem colocados na água fervente.

Talos

Os talos também concentram diversos nutrientes e podem ser incluídos em muitas receitas. No caso de rúcula, couve-flor, espinafre, agrião, salsinha e cebolinha, dá para utilizar em omeletes, suflês, bolinhos, massa de panqueca, refogados, farofas, saladas, risotos e sucos verdes. Viu como esse item é versátil?

Sementes

Nem as sementes das frutas precisam ficar de lado! Dá para desidratá-las e adicionar ao seu iogurte, torrar em um forno elétrico e acrescentar na salada e até mesmo assá-las para dar um toque crocante a uma sopa.

Caldo dos ossos

Por fim, o tutano dá um toque saboroso aos caldos e ainda os enriquece com uma variedade de nutrientes. Basta cozinhar os ossos junto das cartilagens, junto de um pouco de vinagre, e depois coar com alguns temperos.

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 30/03/2023 - 19:20


Comente esta Notícia