Foto: Reprodução/Lucas Torisu
Nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, comemora-se 299 da fundação do povoado de Ouro Branco. A história da região é marcada por ex-integrantes da bandeira chefiada por Borba Gato, que estavam em busca de ouro. Os bandeirantes, ao explorar a cachoeira de Itabira do Campo localizaram-se ao pé da Serra de Ouro Branco.
O povoado surgiu no caminho do ouro e atuou como uma fronteira. Ao encontrarem a primeira mina em Itaverava, os exploradores perceberam que a região era rica no mineral. Miguel Garcia rumou para oeste, descendo um rio da serra. Lá ele encontrou Ouro de cor amarela, ficando assim conhecido como branco, 'ouro branco'.
Nascia o ciclo do ouro no arraial de Santo Antônio de Ouro Branco e data desta época a Matriz de Santo Antônio, construída no período de 1717 a 1779, consagrando-se como uma das mais antigas de Minas Gerais. Em 12 de dezembro de 1953 o local foi elevado ao status de município e foi emancipado de Ouro Preto.
Para comemorar a data, acontece uma live nas redes sociais da prefeitura com a presença do prefeito Hélio Campos (PSDB), do Secretário de Cultura Wilson Vilela e moradores contando histórias do município e suas tradições locais. Prestigie e acompanhe pelo Instagram oficial.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 16/02/2023 - 08:55