O Carnaval está quase chegando e, em Congonhas, a folia promete ser inesquecível. Usuários e profissionais do serviço de atenção psicossocial já estão se preparando para começar a festa. Os usuários do Ambulatório de Saúde Mental, do CAPS AD, do CAPS Livremente, do CERPAI e do CECO participaram de oficinas e produziram adereços para a confecção de estandartes que os acompanharão na avenida.
A abertura será nesta quinta-feira, 16 de fevereiro com o primeiro desfile do Bloco Livremente Folia. O bloco receberá cerca de 60 usuários que levarão seus familiares e serão acompanhados pelos profissionais da rede de saúde mental de Congonhas. O esquenta do desfile será no Centro de Convivência e Cultura (CECO), cerca de um hora e meia antes do desfile que vai passar pela Praça JK, Quarteirão Açominas, Avenida Marechal Floriano Peixoto e pela praça dos bancos.
O Bloco Livremente Folia vai homenagear Dona Ivone Lara, que dá nome ao CECO. Antes de ser considerada rainha do samba, Dona Ivone foi enfermeira e assistente social durante 37 anos de sua vida e atuou diretamente com pessoas em tratamento de Saúde Mental.
O Coordenador da Unidade Regional de Saúde Mental, Leonardo Rocha, destaca que a alegria vai ser contagiante e vai quebrar paradigmas. "Além de proporcionar um momento de alegria e descontração para toda a sociedade, teremos a oportunidade de desconstruir a noção de loucura que gera a exclusão e a segregação e reiterar que o tratamento caminha junto com a liberdade e para além dos muros das instituições garantindo o pertencimento à cidade", comentou.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 15/02/2023 - 18:15