Você já ouviu falar do exame de Gasometria? Trata-se de um teste laboratorial que mede o pH, o nível de gases (oxigênio e dióxido de carbono) e alguns metabolitos no sangue. Na maioria dos casos, o médico pede o exame quando há um desequilíbrio ácido-base no organismo do paciente, ou quando o mesmo apresenta problemas respiratórios (falta de ar ou hiperventilação).
O exame pode ser dividido em gasometria arterial e venosa, dependendo do tipo de via que se extrai a amostra. A principal diferença é a pressão parcial de oxigênio que, no sangue venoso, é menor que a metade do sangue arterial.
A utilização da gasometria arterial pode ser um exame útil na avaliação de pacientes com doenças agudas e crônicas. Os resultados obtidos ajudam a equipe médica a:
•Diagnosticar de forma mais precisa problemas pulmonares e respiratórios;
•Detectar desequilíbrios metabólicos no sangue (diabetes descontrolada);
•Detectar problemas renais;
•Detectar e acompanhar tratamento de pacientes com envenenamento ou overdose de drogas;
Controle de terapias com uso de oxigênio.
O exame também vem se mostrando essencial no monitoramento de pacientes acometidos pela Covid-19, já que o principal indicador de gravidade da doença é o baixo nível de saturação dos níveis de oxigênio no sangue devido ao acometimento dos pulmões, o que leva à falta de ar, medida com precisão pela gasometria.
O Hospital FOB é o único na região com referências para a realização do procedimento. A unidade de saúde, além de possuir um laboratório de ampla complexidade, possui todos os equipamentos necessários para o exame, trazendo um resultado rápido e seguro de modo que o tratamento inicie o quanto antes. Estamos sempre aqui trabalhando em prol da sua saúde e bem-estar.
Hospital FOB com você em todos os sentidos!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 26/01/2023 - 20:20