As aulas estão quase começando novamente e uma dúvida que sempre tem na cabeça dos pais, é a de como fazer o filho ter uma alimentação mais saudável na escola. Daí a importância de ficar atento e se organizar para garantir hábitos alimentares saudáveis, com todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento. E isso inclui a lancheira infantil para a escola.
Montar uma lancheira saudável para a criança levar à escola é um grande desafio. Isso porque não se trata apenas de preparar alimentos nutritivos, mas também garantir que o pequeno tenha vontade de comê-los.
Dessa forma, o primeiro passo é trabalhar com refeições coloridas e diversificadas. Muitos nutricionistas indicam, ainda, incluir a criança no preparo do alimento, já que assim ela cria familiaridade com os ingredientes utilizados para as refeições.
O fato é que a variedade e o valor nutricional são dois pilares para a constituição de uma boa saúde, seja na infância, adolescência ou idade adulta.
Como fazer lanche para escola das crianças?
Antes de começar a montar a lancheira, é preciso conhecer as necessidades alimentares infantis. Para os pequenos, quatro grupos alimentares devem estar presentes nas principais refeições. Veja quais são:
Grupo 1 – Carboidratos. São alimentos fundamentais para dar energia, como o pão, massas, tubérculos, cereais.
Grupo 2 – Fibras. As fibras ajudam no bom funcionamento do intestino, além de estarem presentes em alimentos com grande concentração de nutrientes, vitaminas e minerais, como frutas, legumes e vegetais.
Grupo 3 – Gorduras. A gordura, na quantidade certa e de boa qualidade, é essencial para crianças que estão em fase de crescimento. Afinal, são responsáveis pela síntese de diversos nutrientes. Elas estão presentes em alimentos como leite, queijo e iogurte.
Grupo 4 – Proteína. Ovos, peixe, carne, nozes e leguminosas também devem fazer parte de um lanche escolar saudável. Isso porque as proteínas auxiliam em funções neurológicas, essenciais para um bom desempenho em sala de aula.
O ideal é que pelo menos um alimento de cada grupo esteja na lancheira da criança. Assim, ela terá acesso a todos os nutrientes necessários para um dia produtivo de estudos e brincadeiras com os amigos.
E como incluir frutas?
No geral, as crianças têm maior dificuldade em explorar o sabor das frutas se elas não foram inseridas na sua alimentação desde cedo. Uma sugestão para deixar o lanche com frutas mais atrativo é tentar deixá-lo divertido, isto é, cortando o alimento de formas diferentes, por exemplo.
Ideias de cardápio de lanche para escola
Agora que você já sabe o que precisa ter em uma lancheira saudável para escola, é hora de preparar o cardápio semanal. A dica é já deixar os alimentos separados no início da semana, assim, você não precisará gastar muito tempo pensando e não correrá o risco de não ter nada preparado.
Confira essa ideia de cardápio simples:
Segunda-feira
Sanduíche simples + fruta + achocolatado
Terça-feira
Bolinho doce + suco + bolacha salgada
Quarta-feira
Salgado + fruta + achocolatado
Quinta-feira
Wrap saudável + suco
Sexta-feira
Salgadinho saudável + fruta + bolacha doce
Salada de frutas
Para os dias mais quentes, a salada de frutas simples é uma opção gostosa e refrescante! E para facilitar, você pode adquirir as frutas já cortadas e prontas para consumo, assim basta misturar as favoritas do seu pequeno.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 26/01/2023 - 18:20