Com o fim do ano se aproximando, a prefeitura de Congonhas realizou uma retrospectiva para destacar todo o trabalho ao longo de 2022. Diversos pontos da cidade foram muito afetados pelas chuvas e para auxiliar famílias e comerciantes prejudicados, o governo concedeu um auxílio de 10mil reais para 140 micro e pequenos empreendedores. O Programa Recupera investiu, ao todo, R$1,4 milhões em auxílios.
A pandemia da Covid-19 gerou uma crise econômica no comércio. O Programa de microcrédito Avança Congonhas veio para garantir acesso a crédito com juros baixos aos pequenos comerciantes. Cerca de R$6,3 milhões de reais foram utilizados como empréstimos para os empreendedores, fortalecendo o comercio local.
No setor de infraestrutura, muros e gabião e atirantados foram instalados para conter encostas e garantir a segurança dos moradores. O projeto Cada Gota Conta foi uma iniciativa ambiental para proteger, recuperar e melhorar a qualidade dos recursos hídricos do município. Em novembro, o 1º Encontro de especialistas marcou um passo para a discussão sobre a qualidade do ar em Congonhas e a busca para reduzir a poeira das mineradoras.
A área da saúde ganhou uma sala de tomografia, um novo bloco cirúrgico para atender as demandas da região e um banco de armazenamento de sangue no Hospital Bom Jesus. Em maio, as doações bateram recorde. Para resolver alguma pendência na Receita Federal, foi inaugurado o Posto de Atendimento Virtual (PAV).
Diversas crianças e adolescentes participaram do Projeto Ginástica para Todos, realizando diversas apresentações que deram um verdadeiro show. O projeto Maria Barroca reuniu mais de 160 mulheres que tiveram acesso a cursos profissionalizantes nas áreas de beleza, culinária e artesanato. Impossível deixar de fora a movimentada agenda cultural dos congonhenses neste ano, com shows e diversas atividades.
O principal palco foi a nova Praça de Eventos, entregue pela prefeitura. Na educação, as Secretarias de Educação e Saúde caminharam juntas para garantir um retorno seguro para as aulas presenciais. Alunos da rede municipal participaram de ações com agentes de trânsito e o programa de Auxílio Viagem (PAVE) recebeu um aumento de quase 200%, para aqueles que precisam viajar para estudar.
Mais de quatro mil pessoas receberam atendimentos na Sala Mineira, se beneficiando com a capacitação do programa “Decola MEI”. A Defesa Civil contratou um grupo tático para oferecer um atendimento reforçado para a população. Além disso, a prefeitura investiu em 183 postes e 1.138 lâmpadas LED pela cidade para acabar com o problema de manutenção da iluminação pública.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 28/12/2022 - 17:15