Tempo em Lafaiete: Hoje: 31° - 15° Agora: 16° Quarta, 25 de Setembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,449 Euro agora: R$ 6,098
Região


Prefeitura de Congonhas oferece exames de colonoscopia e endoscopia ao cidadão



 

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, oferece aos congonhenses exames de colonoscopia e endoscopia. Em Congonhas, até o momento, por meio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), foram agendadas 296 endoscopias e 167 colonoscopias. A porta de entrada do usuário para a realização dos exames é feita por meio da Estratégia da Saúde da Família (ESF), hospital ou outras instituições que atendam pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Colonoscopia é um exame utilizado para analisar a saúde do interior do cólon e do reto usando um colonoscópio, um tubo fino e flexível com uma luz e uma câmera na ponta. Com ele, é possível identificar lesões sugestivas de câncer colorretal, pólipos e outras condições médicas. O exame também pode detectar cânceres nos seus diversos estágios. É utilizado também para o diagnóstico de doença inflamatória intestinal e outras patologias. Além da avaliação da mucosa intestinal e do calibre do órgão, permite a realização de coleta de material para exame histopatológico (biópsia) e de procedimentos, como a retirada de pólipos (polipectomia), descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de lesões com sangramentos.
A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago. O médico pode solicitar esse exame quando o paciente apresentar sintomas como azia ou pirose (queimação no estômago), náuseas e vômitos frequentes, fezes escuras, vômito acompanhado de sangue, dores na região superior do abdômen, refluxo e anorexia ou perda de peso sem motivo aparente.

A diretora de área da Secretaria de Saúde de Congonhas, Samara Moura Oliveira Gonçalves, explica que “enquanto a endoscopia pode ser solicitada quando o paciente apresenta sintomas, como azia ou queimação no estômago, náuseas e vômitos frequentes, fezes escuras, vômito acompanhado de sangue, dores na região superior do abdômen, refluxo e anorexia ou perda de peso sem motivo aparente, a colonoscopia é requerida seguindo critérios como pacientes acima de 50 anos de idade com hematoquezia (passagem de grande quantidade de sangue pelo reto), melena ou alterações do hábito intestinalprolongado, sem causa aparente”.

Samara ainda esclarece que essas alterações podem ser “diarreia crônica e/ou constipação com sangue nas fezes e/ou emagrecimento e/ou anemia associada ou não a dor abdominal. Também por meio da pesquisa de sangue oculto nas fezes positiva, associada a um dos sinais ou sintomas, alteração do hábito intestinal e/ou perda de peso involuntária e/ou anemia ferropriva associada ou não a dor abdominal e histórico familiar de câncer ou pólipos adenomatosos em parentes de 1º grau com menos de 60 anos ou 2 ou mais parentes de 1º grau, independentemente da idade”.

Por Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Foto: Reprodução




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 27/11/2022 - 07:15


Comente esta Notícia