Você sabe quando é preciso uma consulta com urologista? Quais sinais ou sintomas podem indicar isso?
Bem, vamos começar dizendo que essa deve ser uma consulta de rotina. No entanto, há algumas situações que podem indicar a necessidade de consultar esse especialista com urgência.
Além disso, precisamos falar também sobre mulheres consultarem com o médico urologista. Apesar de não acharmos tão normal, é esse especialista que também cuida do trato urinário feminino.
Aliás, o médico urologista Arnaldo Jonas Pimentel Seleiro* alerta para o fato de a infecção urinária ser mais frequente em mulheres.
Você vai saber mais ao longo do artigo, vamos te contar quando deve marcar urgente uma consulta com urologista, como ficar atento/a ao trato urinário e identificar sinais de problema, quais exames de urologia o médico pode pedir e muito mais. Continue a leitura!
Quando marcar com urgência uma consulta com urologista? Sintomas para ficar atento!
Situações de urgência determinam que um urologista seja procurado logo, para uma avaliação. Logo, nesses casos, significa nas próximas horas ou em até dois dias.
Confira algumas dessas situações:
Retenção urinária aguda
É quando a pessoa sente dificuldade ou incapacidade de urinar. A urina existe, foi produzida, mas, por alguma razão, não pode ser eliminada pela uretra.
Essa retenção pode acontecer tanto com homens quanto com mulheres, mas é mais frequente em homens por causa da presença da próstata, que pode aumentar com a idade e se tornar uma barreira para a urina.
Isso causa dor no abdômen, assim como aumento na parte inferior da barriga. A avaliação deve ser feita com urgência, para o diagnóstico rápido e tratamento.
Cólica renal
A cólica renal é uma condição clínica muito conhecida, que acontece quando uma pedra do rim desce pelo canal do ureter e fica presa no caminho, bloqueando a urina produzida.
A condição apresenta dores intensas e a pessoa pode até apresentar quadro de vômitos. Em alguns casos, pode ser necessária a cirurgia.
Infecção urinária
A infecção urinária é geralmente causada por bactérias que invadem o trato urinário e, conforme dissemos no início, acomete mais as mulheres.
No entanto, isso não significa que homens não tenham. Geralmente acomete homens quando há um aumento exagerado da próstata, prejudicando a passagem da urina e permitindo que bactérias se multipliquem na urina residual.
Os sintomas tanto em homens quanto em mulheres são os mesmos:
·vontade de urinar com frequência, sobretudo à noite;
·dor e ardência ao urinar;
·urina turva;
·dor nas costas;
·sangue na urina.
Dores nos testículos
Dores nos testículos não são incomuns, no entanto, a dor aguda, apesar de rara, pode ser um sinal de problema grave, como a torção testicular aguda.
Ela acontece devido a um problema que ocorre nos vasos sanguíneos que levam o sangue aos testículos, eles dão a volta no próprio eixo e pausam a irrigação. Isso pode provocar a morte das células, fazendo com que os órgãos percam sua função.
Por isso, ao sentir algum tipo de dor intensa no testículo, procure um especialista para uma avaliação.
Parafimose
A parafimose é uma inflamação na pele do prepúcio. Ela cria um espesso anel que causa o estrangulamento do pênis.
Se não for avaliada e tratada de imediato, causa dor e inchaço.
Situações frequentemente atendidas por um urologista em diversas faixas etárias
Como já dissemos, homens e mulheres devem marcar consulta com urologista sempre que detectarem algum problema em relação ao trato urinário (e aos órgãos reprodutivos no caso dos homens), independentemente da idade.
Veja sobre os problemas que podem ser tratados pelo especialista nas diversas faixas etárias:
·crianças: infecção urinária, incontinência urinária, enurese noturna e fimose;
·adolescentes do sexo masculino: prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, acompanhamento do desenvolvimento dos órgãos genitais e infecção urinária;
·adultos jovens: pedra nos rins, incontinência urinária, quadros de infecção urinária, infertilidade, ejaculação precoce, dores durante o sexo e distúrbios na região genital;
·adultos maduros e idosos: infecção urinária, problemas na região genital, impotência, pedra nos rins, prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas de próstata, dificuldade de urinar ou prolapso da bexiga ou uretra.
Quais exames de urologia o médico urologista pode pedir?
Algumas vezes, o médico urologista poderá pedir algum tipo de exame para confirmar seu diagnóstico ou investigar mais a fundo o problema do paciente.
Os exames de urologia (ou de outros tipos) que ele pode pedir são:
·biópsia da próstata: quando há a necessidade de determinar se há algum tipo de câncer;
·exame de sangue: exames de sangue de vários tipos podem ser solicitados para determinar problemas como disfunção erétil, infertilidade e outras condições relacionadas ao sistema urinário, assim como para ajudar a detectar câncer de próstata;
·exame de urina: por meio deste exame são verificados níveis anormais de substâncias que a corrente sanguínea filtra pelos rins;
·ultrassom: este tipo de exame é utilizado para verificação da bexiga, próstata, testículos e rins e ajuda a identificar cistos, tumores, pedras ou movimentos estranhos da bexiga ou uretra;
·análise de sêmen: este exame é solicitado para avaliar a fertilidade do paciente e para confirmar que vasectomias foram bem-sucedidas;
·raio x: este é solicitado quando é preciso avaliar os órgãos gerais do aparelho urinário ou causas de dores abdominais.
Agora você ficou sabendo um pouco mais sobre a necessidade de consultar um urologista e quais exames de urologia ou outros tipos esse especialista pode solicitar.
E lembre-se: não se deve esperar a urgência. Assim que identificar algum sintoma, procure o médico urologista. Melhor ainda: torne essa uma consulta de rotina.
Não tenha vergonha de buscar ajuda. Procure sempre um urologista e mantenha sua qualidade de vida.
Gostou dessas informações? Então, conheça mais conteúdos como este em nosso blog!
www.ekosom.com.br
Agende sua consulta e exame!
Unidade Ekosom Lafaiete: Avenida Professor Manoel Martins, 687, Centro.
Ligação e WhatsApp: (31) 3764-5100
Unidade Núcleo Vida Lafaiete: Avenida Professor Manoel Martins, 687, 2º andar - Centro.
Ligação e WhatsApp: (31)3721-4464
-
Unidade Ekosom e Núcleo Vida Congonhas: Rua Magalhães Pinto, 140, Centro, Congonhas.
Ligação: 0800 000 2533 | WhatsApp: (31)3731-2533
* Arnaldo Jonas Pimentel Seleiro – RQE Nº: 6315 | CRM: 18700-MG — é médico urologista da Clínica Núcleo Vida e Ekosom.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 16/11/2022 - 16:15