Divulgação/ PMCL
A Secretaria de Saúde de Lafaiete, por meio da Central de Imunizações, informa que está disponível no município a vacina contra a Meningite Meningocócica C. Referência Técnica em Imunização, Ana Paula Gonçalves informa que devido ao aumento no número de casos da doença em Minas Gerais e em estados vizinhos, o Ministério da Saúde está ampliando temporariamente a faixa etária para adultos jovens de 16 a 30 anos.
O público-alvo são trabalhadores da saúde com idade de 16 anos e mais, os trabalhadores da educação do ensino superior e técnico com idade de 16 anos e mais e os estudantes universitários das escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas, sem limite de idade.
A campanha de vacinação acontece no período de novembro de 2022 a fevereiro de 2023. Em Lafaiete está acontecendo em todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família e na Unidade Central de Vacinação, no horário das 8h às 16h30.
Ouro Branco
Em Ouro Branco, a vacinação contra a meningite foi ampliada desde o dia 11 de novembro. A campanha também será entre os meses de novembro de 2022 a fevereiro de 2023. A aplicação abrangerá a população não vacinada com a avaliação de acordo com o cartão de vacina, levando em consideração os seguintes públicos:
A vacinação em Ouro Branco acontece toda terça e sexta-feira, das 8h às 16h, no Estádio Municipal José Mapa Filho. As pessoas acima de 30 anos deverão apresentar documento que comprove pertencer ao grupo alvo da vacinação (trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação do ensino superior e técnico, estudantes universitários).
É necessário apresentar o cartão de vacina e documento de identificação no momento da vacinação! Mais informações na Central de Vacinas pelo telefone 3938-1163.
A doença
A meningite meningocócica é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro, estando entre as doenças imunopreveníveis mais temidas, sendo mais grave quando atinge a corrente sanguínea, causando a infecção generalizada. A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. O setor de saúde afirma que as vacinas são seguras e eficazes e a dose de reforço de extrema importância, pois, ao longo do tempo, a quantidade de anticorpos cai e o indivíduo deixa de estar protegido. Procure a unidade de saúde mais perto de sua residência e previna-se
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 15/11/2022 - 10:00