Assim que o bebê nasce, uma outra fase importante é iniciada, a amamentação. Essa é de suma importância no que se refere à saúde da criança devido aos seus fatores e benefícios. No Brasil, a maioria das mulheres inicia o Aleitamento Materno (AM), mas nota-se que antes que chegue ao primeiro mês de vida a criança não se encontra mais em amamentação exclusiva. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento seja exclusivo até o sexto mês de vida e com continuidade do aleitamento até o segundo ano de vida com a introdução de outros alimentos de forma gradativa (Almeida, Luz & Ued, 2015).
É durante a amamentação que o lactante tem acesso à inúmeros benefícios nutricionais, imunológicos, desenvolvimento cognitivo, além de diminuir a taxa de morbimortalidade infantil. O ato de amamentar é um processo natural e fisiológico da espécie, porém pode ser afetado por inúmeras causas, tanto socioculturais como físicas (Esteves, 2017). Cerca de 80% a 96% das puérperas irão apresentar algum tipo de dor durante o puerpério imediato, que chega a ser até o 10º dia pós-parto.
De acordo com uma pesquisa realizada no Canadá, com 133 mulheres que encontravam-se em pósparto imediato, apontou que nas duas primeiras semanas após o parto as dimensões mais afetadas da Qualidade de Vida (QV) dessas mulheres foram: capacidade física, nível de energia e dor (Barbosa et al., 2018; Figueiredo et al., 2018).Nessa fase, ter informações referentes à pega correta e todos os fatores que levam a uma amamentação prazerosa e sem dor é essencial para saúde da mãe e do bebê.
Algumas situações podem se tornar impeditivas ou dificultadoras para o aleitamento materno, sendo os Traumas Mamilares (TM), uma das principais causas do desmame precoce, devido à dor e desconforto que ocasiona. Estudos apontam que estes problemas podem ocorrer até o décimo quinto dia pós-parto, sendo que 40% das pacientes já apresentam lesões, ingurgitamento mamário e dores nas mamas nas primeiras 24 horas pós-parto. Essas e outras lesões podem ser evitadas através da informação e atenção especial que a amamentação merece podendo, por exemplo, contratar uma consultoria de amamentação.
A atuação do fisioterapeuta durante o puerpério consiste na prevenção, recuperação e tratamento das alterações que surgem na mulher. Existem vários protocolos e técnicas designadas para cada necessidade, porém o mais importante é ter conhecimento adequado para adaptar cada técnica de acordo com a necessidade de cada paciente (Liz et al., 2013).
Entre as técnicas que podem ser utilizadas como forma de tratamento para os Traumas Mamilares encontra-se o laser de baixa potência que vem ganhando grande destaque nas últimas décadas. A laserterapia é uma forma de fototerapia, ou seja, é a aplicação de uma luz monocromática de baixa energia em vários tipos de lesões, usada para induzir a cicatrização de feridas difíceis (Andrade, Lima & Albuquerque, 2010).
Benefícios da Laserterapia
A laserterapia é um tratamento que tem efeito analgésico e anti-inflamatório, aliviando a dor e a sensibilidade nos seios. O tratamento auxilia na vascularização das células, ajuda no reparo dos tecidos da pele "fechando" as lesões e proporciona alívio rápido. O tratamento pode envolver uma ou mais aplicações dependendo de cada caso. A resposta da dor por vezes é imediata e da cicatrização entre 24 e 48 horas.
Para aquelas mulheres que desenvolvem candidíase mamária, pode ser realizado um protocolo específico atuando diretamente na região com presença de fungos. Na maioria das vezes, uma única aplicação já traz o resultado necessário! É rápido e sem dor. Estar com as mamas saudáveis, evita o desmame rápido e estimula a amamentação por um período maior, sem causar dores às mamães e fornecendo todos os nutrientes que o bebê necessita.
O Hospital FOB conta com o setor de fisioterapia e com o profissional especializado para a realização do procedimento. A profissional Raquel Nogueira que, além de atuar realizando a laserterpia nas mamas, também promove outros procedimentos fisioterapêuticos para orientar as futuras mamães.
Hospital FOB, com você em todos os sentidos!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 25/04/2022 - 18:15