Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 16° Agora: 23° Sexta, 01 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,797 Euro agora: R$ 6,296
Saúde


JORNAL FOB: Você conhece os principais tipos de cistos benignos do ovário?

Em casos de cirurgias, o procedimento pode ser feito por videolaparoscopia



 

Cistos ovarianos são bolsas com acúmulo de líquido dentro do órgão. A maioria dos cistos ovarianos ocorre como parte do processo de ovulação, os chamados cistos funcionais, que desaparecem em alguns meses. Caso uma mulher apresente um cisto, é recomendado acompanhamento médico.

Um cisto no ovário pode ser mais preocupante quando a mulher não ovula mais, por exemplo, após a menopausa ou em uma menina que ainda não teve a menarca. Nestes casos, serão solicitados exames, principalmente se o cisto for grande e não desaparecer em poucos meses. Embora a maioria dos cistos seja benigno, uma pequena porcentagem pode ser maligno.

Conheça os principais tipos de cistos ovarianos

Cisto folicular: é o cisto mais comum, ocorre durante o período fértil da mulher e desaparece após alguns dias ou semanas. Pode causar dor na pelve quando ele se rompe no momento designado ovulação.

Cisto de corpo lúteo: ele surge após a liberação do óvulo na ovulação. As células que ficam no ovário formam o chamado corpo lúteo. Se a mulher não engravidar, ele regride e desaparece. Se a mulher engravidar, ele produz um hormônio chamado Progesterona, que ajuda a manter a gravidez até o 3º mês de gestação.

Cisto hemorrágico: ocorre após sangramento na parede do corpo lúteo e o cisto se enche de sangue. Pode cursar com dor e o tratamento é feito, geralmente, com analgésicos, raramente requerendo cirurgia.

Cisto dermóide (ou teratoma maduro): ocorre em mulheres em idade reprodutiva. É um tumor benigno, sendo comum conter gordura, pêlos/cabelos, cartilagem ou ossos dentro dele.

Cisto endometrióide (ou endometrioma): aparece oriundo da endometriose ovariana. Pode causar dor na pelve. Diante do diagnóstico de endometrioma, é importante pesquisar a presença de endometriose profunda pois esta está associada a 90% dos casos.

Ovários policísticos: ocorrem em pacientes com ciclos anovulatórios (sem ovulação). Pode estar associado à dificuldade para engravidar. Está muito associado aos distúrbios endócrinos, principalmente resistência periférica à insulina.

Cistoadenoma: é um tumor benigno com conteúdo seroso ou mucoso que tem a tendência a apresentar crescimento rápido (paciente pode sentir uma bola na barriga)

Quais são os sintomas?

Geralmente são assintomáticos, mas podem cursar com dor ou peso na pelve, menstruação irregular, dor durante a relação sexual ou atividade física, náuseas, vômitos ou infertilidade. Em alguns casos, ele tem uma evolução abrupta com dor súbita e intensa associada ou não à sudorese fria. Nestes casos, geralmente aconteceu uma torção ou ruptura.  Diante deste quadro, a paciente deve procurar a emergência para tratamento, que geralmente é cirúrgico.

A detecção e avaliação do cisto do ovário é feita principalmente por ultrassonografia, onde é avaliado e categorizado o tipo de cisto, podendo ele ser simples, complexo ou sólido. A maioria dos cistos funcionais, corpo lúteo e hemorrágico desaparecem sozinhos. Alguns cistos são tratados com anticoncepcionais e, em alguns casos, é indicada a retirada por meio de cirurgia. 

O Hospital FOB possui médicos ginecologistas para avaliação e tratamento dos cistos ovarianos. Nos casos em que as cirurgias são indicadas, o Hospital realiza o procedimento via videlaparoscopia e as profissionais responsáveis pelo procedimento são: Dra. Marina Rocha Rezende Bruneli, Dra. Silvia Regina Vieira Santos e Dra. Isadora Senra. Elas atendem tanto na unidade de Ouro Branco, como também na Unidade FOB de Conselheiro Lafaiete.

Os atendimentos realizados na unidade Ouro Branco têm parceria com os principais convênios de saúde, sendo eles:  Allianz, Amil, AMMP, Arcelor Mittal, Bradesco Saúde, Cassi, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Fundação FFEMG, Gama, Golden Cross, Intermédica, IPSM, Postal saúde, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed CL (demais Unimeds sob consulta prévia), Usisaúde e Vale.

E a unidade de Conselheiro Lafaiete atende pelos convênios: Allianz, Bradesco Saúde, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Gama, IPSM, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed (sob consulta prévia), Usisaúde e Vale. Além disso, o Hospital também realiza atendimentos particulares e pela rede de pré-pagos.

Hospital FOB: com você, em todos os sentidos!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 18/04/2022 - 10:20


Comente esta Notícia