Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 24° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,818 Euro agora: R$ 6,061
Região


Após dois anos, fiéis prestigiam a encenação da Paixão de Cristo em Congonhas; confira a programação de sábado e domingo




 

Após dois anos de pandemia e sendo transmitido pelo Canal Congonhas do Youtube algumas cenas da Semana Santa, a população congonhense aguardava ansiosa pelo retorno do evento que retrata a Crucificação de Cristo.

Este ano, com uma mega estrutura de som, luzes e palcos em torno dos Passos da Paixão de Cristo, e em frente a Basílica do Senhor Bom Jesus, a prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo, Eventos e Lazer, com o apoio da Sicredi e Hotel H2, reuniu centenas de pessoas que puderam acompanhar todas as encenações.

Segundo Carmem Célia Gomes, que na encenação representou Verônica, “a sexta-feira Santa, ou sexta-feira da Paixão marca o dia em que Cristo foi preso, torturado e morto. A encenação se inicia com a chegada de Jesus e alguns discípulos no Getsêmani, o Jardim das Oliveiras. Lá ele é visitado pelo Anjo da Amargura que lhe oferece a glória ou o suplício. Ele escolhe o suplício, como Deus já havia previsto para Ele. Logo em seguida Jesus, por traição de Judas, é preso pela Guarda Romana e aí começa sua peregrinação de condenação. Condenado pelos sacerdotes Anás e Caifás, pelo rei Herodes e pelo governador Pôncio Pilatos, Jesus carrega sua cruz até o calvário onde encontra com sua mãe Maria e alguns amigos e Verônica enxuga o rosto dele e canta um cântico lamentoso que descreve o sofrimento de Jesus. Depois ele é crucificado e morre”, explica.

Jesus Cristo foi interpretado pelo ator congonhense, que desponta em redes nacionais, Amaury Lorenzo, e juntamente com diversos atores e população da cidade, deixaram os presentes num misto de emoção e surpresa ao acompanhar em vários palcos e cenários toda a peregrinação que Jesus passou até a sua Crucificação.

Após as belíssimas encenações e sermão do descendimento da Cruz, os presentes se organizaram e desceram em direção a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em forma de Procissão, com velas acesas, ao som das matracas e o canto de Verônica.

Neste sábado de Aleluia, às 20h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, haverá Vigília Pascal com a benção do fogo novo do Círio Pascal. No Domingo de Páscoa (17), às 05h30 celebração da Santa Missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição e em seguida Procissão até a Basílica do Senhor Bom Jesus com a benção do Santíssimo Sacramento. Às 11h, na Praça da Basílica, encenação Bíblica da Ressurreição de Cristo e fechando a Semana Santa, às 18h, procissão do Triunfo de Nossa Senhora, saindo da Basílica em direção a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e seguida Santa Missa.

Todas as fotos e vídeos das encenações poderão ser conferidas nesta semana no site da prefeitura www.congonhas.mg.gov.br




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 16/04/2022 - 12:20


Comente esta Notícia